
Na composição do mel existe água? Sim, existe. Inclusive, uma das características mais importantes no mel é o seu conteúdo de água, que interfere diretamente na sua viscosidade, peso específico, maturidade, cristalização, sabor, conservação e palatabilidade. “A água presente no mel apresenta forte interação com as moléculas dos açúcares, deixando poucas moléculas de água disponíveis para os microrganismos”, afirma Paulo Sérgio Cavalcanti Costa, professor do Curso a Distância CPT Processamento de Mel Puro e Composto, em Livro+DVD e Curso Online.
O conteúdo de água do mel pode variar de 15% a 21%, sendo normalmente encontrados níveis de 17%. Apesar de a legislação brasileira permitir um valor máximo de 20%, valores acima de 18% já podem comprometer sua qualidade final. Em níveis elevados de umidade, o mel pode ser fermentado pela ação de leveduras tolerantes ao açúcar (osmofilíticas) presentes em sua composição.
Nos méis “verdes” (méis que são colhidos de favos que não tiveram seus alvéolos operculados devidamente pelas abelhas), a fermentação acontece com maior facilidade, pois, nessa situação, o teor de água do mel é mais elevado.
Obs.:
Também são encontrados méis com teores de umidade acima de 18% provenientes de apiários localizados em região com umidade relativa do ar superior a 60%.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Apicultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.