WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

#fiqueemcasa Vamos nos unir nessa corrente: só o conhecimento constrói o amanhã!

Apicultura: abelha rainha

A abelha rainha pode colocar de dois a três mil ovos por dia. Foto: DeviantArt

A abelha rainha pode colocar de dois a três mil ovos por dia. Foto: DeviantArt

A abelha rainha é produzida a partir de uma larva de abelhas operárias. Essa se desenvolve em uma célula de criação muito maior que um alvéolo de operária. Na célula real, mais conhecida como realeira, é fornecida uma dieta especial, à base de geléia real, que a tornará uma fêmea, diferenciando-a das operárias.  No quinto dia de vida, a rainha faz seus primeiros vôos de reconhecimento no ambiente exterior, e com nove dias de idade já está pronta para fazer o vôo nupcial, quando ela será fecundada pelo zangão. Durante a cópula, o testículo do zangão fica retido e ele morre, enquanto seus espermatozóides ficarão armazenados em um órgão chamado espermateca. Na colméia, a rainha passa a ser seguida constantemente por um grupo de abelhas acompanhantes, que a alimentam com geléia real e cuidam de sua higiene. A partir daí começa a postura da rainha, que pode colocar de dois a três mil ovos por dia, e, em geral, apresenta alta fecundidade até o terceiro ano de vida, isso para abelhas européias. No caso de abelhas africanas, esse tempo cai para um ano e meio.

 

 

* A presente dica é parte integrante do curso Produção de Rainhas e Multiplicação de Enxames,  desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Paulo Henrique Pilat

14 de jul de 2014

Boa tarde, Referente ao curso sobre abelha rainha: tempo, investimento, inicio de turmas, local. Desde já agradeço e fico a disposição Paulo Henrique Pilat

Resposta do Portal Cursos CPT

14 de jul de 2014

Olá, Paulo Henrique!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso CPT Produção de Rainhas e Multiplicação de Enxames.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

iris jose mesquita

19 de nov de 2013

Eu quero fazer um curso de abelha rainha do CPT paga alguma coisa?

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de nov de 2013

Olá, Íris!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso CPT Produção de Rainhas e Multiplicação de Enxames.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

João pires

11 de mai de 2012

Eu sou um apaixonado da apicultura e custa-me imenso ver alguém, que procura ganhar dinheiro com a apicultura com os cursos que vende, tenha tão poucos conhecimentos ou grandes desconhecimentos, que se permita dizer tantas asneiras sobre as abelhas como aquelas que estão traduzidas no pequenino texto acima descrito.

Resposta do Portal Cursos CPT

14 de mai de 2012

Bom dia, João!

João, a dica lida e comentada por você no nosso site é um dos parágrafos do livro referente ao curso Produção de Rainhas e Multiplicação de Enxames, coordenado pelos professores doutores Etelvina Conceição Almeida da Silva, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Paulo Sérgio Cavalcanti Costa, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Ficamos imensamente gratos pela sua observação e gostaríamos de contar com a sua contribuição para que possamos analisar os pontos que você considera falhos no curso e, se proceder, efetuar as devidas correções.

Camila Guimarães Ribeiro

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!