WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Mel, açúcar refinado e açúcar mascavo. Qual o melhor?

Mel, açúcar refinado e açúcar mascavo. Qual o melhor para a saúde humana? Essa é fácil responder. Vamos lá, então!

Mel, açúcar refinado e açúcar mascavo. Qual o melhor?    Artigos CPT

 

Mel, açúcar refinado e açúcar mascavo. Qual o melhor para a saúde humana? Essa é fácil responder. Vamos lá, então!

O mel é muito mais saudável para a alimentação do que o açúcar refinado. Sabe por quê? Simples.

"Enquanto o primeiro possui uma série de substâncias que proporcionam benefícios para o organismo, o segundo é somente fonte de calorias, sem outros nutrientes interessantes", explica Paulo Sérgio Cavalcanti Costa, professor do Curso CPT Processamento de Mel Puro e Composto.

Já o açúcar mascavo não passa pelo processo de refinamento e por isso preserva nutrientes em sua composição. Ele conta ainda com boas quantidades de ferro, importante para evitar a anemia, e potássio, nutriente que participa do processo de equilíbrio da pressão arterial. Além disso, o açúcar mascavo possui magnésio, fósforo e cálcio. Porém, não possui as propriedades antioxidantes, antibacterianas e prebióticas do mel.

O melado, que assim como o açúcar refinado e mascavo é derivado da cana de açúcar, é outra opção para adoçar, pois não passa pelo refinamento. Assim, ele possui boas quantidades de nutrientes semelhantes aos do mascavo, como o ferro e o potássio.

Alguns estudos apontam que o melado é interessante para a prisão de ventre. Contudo, ele também não possui as propriedades antioxidantes, antibacterianas e prebióticas do mel.

O mel não deve ser consumido por crianças menores de um ano. Isto porque o alimento pode ter Clostridium botulunum, bactéria causadora do botulismo.

A doença pode causar problemas de saúde sérios como visão dupla e embaçada, fotofobia, tonturas, boca seca, constipação, comprometimento do sistema nervoso (dificuldades para engolir, falar, se mover) e comprometimento dos músculos respiratórios.

Esta quantidade de bactéria presente no mel pode ser prejudicial para crianças com menos de um ano, porque elas não possuem a microbiota completamente formada. Para os adultos saudáveis, essa quantidade de Clostridium botulunum não é prejudicial.

Além disso, o mel não é recomendado para pessoas que possuem diabetes. Isso porque esse alimento rico em açúcar pode levar a picos de glicemia no organismo. Grávidas também devem ficar atentas ao mel e procurar incluí-lo em uma dieta saudável, a fim de evitar o risco de diabetes gestacional.

 

Gostou do assunto? Quer saber mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo abaixo:


 

 

Conheça os Cursos CPT da área Apicultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?