
Meia-madeira, furos e espigas, junta com alma, são apenas alguns dos termos para designar juntas e encaixes na marcenaria, explica Wilhelmus Deutsch, professor do Curso CPT de Marcenaria - Nível Intermediário.
Tipos de juntas e encaixes
* Meia-madeira
São encaixes simples usados especialmente nas estruturas leves, em que o ponto de junção não é submetido à pressão. Diz-se que é meia madeira a junção que consiste em remontar parte de uma peça na outra, por meio de rebaixos feitos em faces opostas à outra.
* Furos e espigas
É a mais utilizada dentro de uma marcenaria. É especialmente usada para peças que exigem grande resistência como cadeiras, mesas, camas, portas, janelas. Ela é formada por uma cavidade (fêmea ou furo), na qual é encaixada a ponta (macho ou espiga) moldada da outra peça.
* Junta com alma
Auxilia quando queremos unir duas peças extensas, tornando-a mais larga; é o caso de um tampo de mesa com 2,0 m de comprimento por 1,0 m de largura, pois, além de falta de madeiras desse tamanho, há possibilidade de empenamentos;
* Junta com cavilhas
As cavilhas são peças cilíndricas, cuja superfície pode ser lisa ou estriada. São feitas de madeiras duras e bem secas, pois essas características físicas a tornam bastante resistentes. As cavilhas com estrias são mais indicadas, pois as ranhuras permitem a saída do ar e da cola em excesso, com facilidade, tornando a colagem mais eficiente. Utiliza-se na sua fixação cola do tipo branca (PVA);
* Meia-esquadria
São usadas em molduras onde as partes são unidas em 45º nos cantos da peça, formando um ângulo reto (90º). São muito usadas em molduras de porta-retratos, de quadros e de portas. Essa junta é feita usando-se cavilha ou espiga postiça entre as duas partes;
* Malhete
É um encaixe com a forma de um trapézio, também chamado de “rabo de andorinha” por causa do formato. Esse tipo de encaixe oferece grande resistência, especialmente em peças sujeitas e esforços frequentes de deslocamento, a exemplo das gavetas.
Quer saber mais? Dê Play no vídeo abaixo:
* A presente dica é parte integrante do curso Marcenaria - Nível Intermediário, desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Michel Fernando schersvinski
5 de mar. de 2017Muito bom

Resposta do Portal Cursos CPT
6 de mar. de 2017Olá Michel,
Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Silvano Sacutaia
23 de mai. de 2015Hoje poucas pessoas mostram interesse pelo curso de marcenaria preferem outros cursos, mas depois de cerca de 18 anos ligado a esta profissão embora não sobrevivo dela classifico como um dos melhor curso profissional