
À medida que os centros urbanos crescem e as necessidades de conforto da população aumentam, cresce também o mercado para móveis artesanal ou industrial no Brasil.
Esse fato, por si só, aponta o quão vantajoso é investir nessa área de produção, despontando-se como um excelente negócio.
“Entretanto, este é um mercado de grande concorrência e de consumidores muito atentos, em que falhas podem significar perda de espaço por parte do profissional de marcenaria e pela indústria”, afirma Prof. Dr. José Reinaldo Moreira da Silva, do Curso CPT Como Montar e Operar uma Pequena Fábrica de Móveis.
Os produtos de uma fábrica de móveis são bastante variados. Englobam desde produtos simples e rústicos como cadeiras, bancos e mesas, até sofisticados armários, estantes, camas, entre outros.
Um importante conceito que você marceneiro deve conhecer, em relação ao tipo de trabalho que desenvolve, é o de exclusividade e de fabricação artesanal.
Opções de trabalho
Em uma marcenaria pode ser oferecido um produto exclusivo aos clientes, ou seja, utilizando um projeto específico para ambiente específico e também pode-se trabalhar com a fabricação de móveis em série.
No primeiro caso, o produto da marcenaria pode se adaptar às condições do cliente, às dimensões dos ambientes a serem ocupados, ao estilo e às preferências estéticas do cliente, com muita harmonia.
Essa é uma grande vantagem comparativa que pode ser explorada, como maior valor, desde que os produtos tenham alta qualidade.
No segundo, o marceneiro deve reunir outros conceitos, nos quais os processos de fabricação em linha de montagem permitem produzir móveis padronizados em escala. Assim, são observados ganhos de produtividade e consequente redução nos preços.
Esse tipo de fábrica se caracteriza pela reunião de processos produtivos, que envolvem diferentes tipos de matérias-primas e uma grande diversidade de produtos finais. Uma de suas principais características é a possibilidade de ser segmentada de acordo com os materiais e, ou insumos que se utiliza.
A indústria pode trabalhar com móveis de madeira, metálicos ou combinações de diversos materiais (estofados). Também, pode-se segmentar de acordo com o seu uso ou finalidade, como salas de estar, cozinhas, banheiro, escritórios, dormitórios, entre outros.
A fabricação em série supõe a produção de um grande número de um mesmo modelo de móvel.
Gostou do assunto? Leia também a(s) matéria(s) abaixo:
- Vai montar uma marcenaria? Atenção às partículas sólidas de madeira!
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Marcenaria.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Geraldo Gilmar Alves
17 de abr. de 2022Tem uma madereira e quero conhecer esse ramo de Marceria

Resposta do Portal Cursos CPT
16 de mai. de 2022Olá, Geraldo! Tudo bem?
Agradecemos sua visita ao nossos site!
Como é bom saber que existem pessoas que desejam aprimorar seus conhecimentos!
Para saber mais sobre o Curso, acesse o link: https://bit.ly/39pBXYS
Abraços!
Ingrid Filomeno