
Não há dúvidas de que a profissão de marceneiro exige do profissional amplos conhecimentos sobre as técnicas de fabricação de móveis, sobre matérias-primas utilizadas e as ferramentas necessárias para desenvolver seu trabalho, que são variadas, com diversas funções, e exigem conhecimentos sobre sua operação. Entretanto, além desses conhecimentos, o marceneiro precisa saber como ler, analisar e interpretar um projeto.
Segundo Marcel Chiste Bailoni, professor do Curso a Distância CPT Projetos e Fabricação de Móveis, em Livro+DVD e Curso Online, “Saber ler e interpretar um projeto corretamente é fundamental para o sucesso do profissional de marcenaria. Os conhecimentos de desenho técnico têm tanto valor como os conhecimentos sobre as técnicas de corte, montagem e acabamento.”
Os conhecimentos sobre a arte de projetar móveis são tão importantes para o marceneiro, que boa parte das definições encontradas sobre essa profissão, na literatura, menciona o marceneiro também como um profissional capaz de projetar e confeccionar todo e qualquer tipo de móvel, treinado para trabalhar com desenhos, croquis e especificações técnicas em função das fases estabelecidas na fabricação de móveis. Tudo isto, além, é claro, dos conhecimentos indispensáveis sobre as matérias-primas, já que é o responsável pela escolha, em relação aos tipos, procedência e utilização.
Resumidamente, podemos dizer que o marceneiro:
- Elabora traçados, marcações, formas e dimensões constantes nos desenhos ou esboços, em função da execução de cortes;
- Domina técnicas de revestimento;
- Opera máquinas, instrumentos e ferramentas usadas na marcenaria;
- Conhece técnicas de montagem de móveis, de acabamento e, ainda, de afiação de ferramentas de corte.
E há, é claro, um aspecto adicional da profissão: o marceneiro deve ter pleno conhecimento das normas de segurança relacionadas à utilização de máquinas, instrumentos e ferramentas.
Corte, montagem, acabamento e colocação de ferragens em móveis
- Técnica de corte
A técnica de corte mais usada é o corte na serra circular esquadrejadeira, já que a maior parte das peças é esquadrada. A serra é de fácil utilização, permitindo ajustes na régua e guia de corte que permitem ter lados retos e ângulos de 90º entre os lados. Eventualmente, são necessários cortes curvos, os quais devem ser feitos com a serra de fita ou tico-tico. Conforme o tipo de ângulo de curvatura ou a complexidade das linhas curvas, podem ser utilizados moldes ou gabaritos.
- Montagem da estrutura
Para montagem da estrutura em geral são usados parafusos, cavilhas e espigas. O mais importante é que o móvel fique firme, resistente ao peso dos objetos que irá abrigar ou apoiar.
- Acabamento
O acabamento externo pode ser feito de várias maneiras, destacando-se o revestimento com lâminas, plásticas ou naturais, conforme o tipo de móvel.
- Instalação das ferragens
A instalação das ferragens, onde podem ser incluídos puxadores, fechos, fechaduras, dobradiças e corrediças, é também uma técnica que não oferece segredo aos profissionais da área.
Dominando as técnicas listadas acima, você terá condições de fabricar uma grande variedade de móveis. E mais: ao repeti-las, aprimorá-las e introduzir novas variações, você mesmo poderá desenvolver seu trabalho como marceneiro cada vez com mais qualidade.
Conheça os Cursos CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Marcenaria.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

LUIS WELLINGTON NOBRE BARRETO
8 de abr. de 2021Gostei do Desempenho.

Resposta do Portal Cursos CPT
17 de jun. de 2021Olá, Luís
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
Ficamos felizes em saber que você gostou de nosso artigo.
Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.
Atenciosamente,
Erika

Antonio Moreira
17 de ago. de 2018Gostei muito da vossa diga de marcenaria, sou muito fã deste ramos

Resposta do Portal Cursos CPT
17 de ago. de 2018Olá Antonio,
Agradecemos a visita e comentário em nosso site.
Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto

edson Oliveira de farias
14 de ago. de 2017bacana sem dúvida todas as informações servem para agregar valores aos conhecimentos já existentes Parabéns pela iniciativa de,no

Resposta do Portal Cursos CPT
14 de ago. de 2017Olá, Edson.
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo!
Atenciosamente,
Renato Rodrigues.