
O marceneiro desenha a peça, buscando um maior aproveitamento possível da madeira, para depois executar o corte
O conceito de produção em série, ou seja, a fábrica produz um número limitado de modelos, em grande número, faz com que o trabalho do marceneiro seja repetitivo. Particularmente, na etapa de corte, quando as peças da lista de corte são produzidas, as peças a serem cortadas acabam sendo sempre as mesmas, com as mesmas medidas e formas. Em linhas de montagem de fábricas de pequeno e médio porte, um recurso de grande valia, que faz com que este trabalho seja feito com maior rapidez e precisão, é o uso de gabaritos, que são os moldes das peças cortados em madeira. Os gabaritos são colocados sobre os pranchões de madeira de onde elas serão retiradas. O marceneiro desenha a peça, buscando um maior aproveitamento possível da madeira, para depois executar o corte.
* A presente dica é parte integrante do curso Fabricação de Móveis em Série, desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Valmir Moraes
11 de jun. de 2019Olá. Quero trabalhar com móveis em serie!

Resposta do Portal Cursos CPT
11 de jun. de 2019Olá Valmir Moraes,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu sucesso com a fabricação de móveis.
Atenciosamente,
Victor Sampaio