
Se você está montando ou pretende montar uma marcenaria, saiba que um equipamento bastante útil é o sistema de exaustão de partículas sólidas de madeira. “Essas partículas em suspensão são geradas pelas máquinas de corte, de aparelhagem e lixamento da madeira e derivados”, afirma Prof. Dr. José Reinaldo Moreira da Silva, do Curso CPT Como Montar e Operar uma Pequena Fábrica de Móveis.
Existem dois tipos de exaustores. O primeiro(e o mais útil) é o sistema central, que suga as partículas por meio de tubulações rígidas interligadas, que chegam a cada máquina e são acopladas por meio de dutos flexíveis. As tubulações, nesse caso, são equipadas com válvulas próximas a cada máquina. Essas válvulas devem ser abertas toda vez que a máquina é ligada. Com isso, o exaustor pode ser ligado com rotações diferentes, dependente do número de máquinas que estejam funcionando, sem perder capacidade de sucção e economizando energia elétrica.
O segundo, e menos recomendado, é o sistema de exaustão de partículas sólidas individual (um para cada máquina).
Gostou do assunto? Leia também a(s) matéria(s) abaixo:
- Dica de um bom negócio para investir? Marcenaria!
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Marcenaria.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.