WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Irrigação por superfície: entenda como ela funciona

A irrigação por superfície é caracterizada pela aplicação de água diretamente sobre a superfície do solo da área a ser irrigada

Irrigação por superfície: entenda como ela funciona   Dicas Cursos CPT

 

A irrigação por superfície é caracterizada pela aplicação de água diretamente sobre a superfície do solo da área a ser irrigada. No método de irrigação por superfície, a distribuição da água se dá por gravidade através da superfície do solo. Na maioria dos casos, esta técnica apresenta menor custo de implantação em relação aos demais métodos de irrigação. Este método é mais indicado para solos de textura fina a média (argilo-arenosos), com declividade relativamente pequena e uniforme. "A maior despesa inicial se refere ao nivelamento (dar formato adequado ao terreno) - investimento que só se faz uma vez. Se a declividade original do terreno aproximar-se da declividade final projetada, um movimento de terra mínimo será necessário, para se conseguir o formato desejado", afirma Carlos Henrique Ramalho Ferenc, professor do Curso a Distância CPT, Projeto de Irrigação Localizada.

No método de irrigação por superfície, a água pode ser aplicada por meio dos seguintes sistemas: sulcos, corrugações, faixas ou inundação. No sistema de irrigação por inundação, a água é aplicada ao solo por meio de tabuleiros ou bacias, e as áreas são quase planas e limitadas por diques. Mas, independente do sistema utilizado, se por um lado, a irrigação por superfície é um método mais barato, por outro, torna-se menos eficiente, uma vez que ocorre a perda de um grande volume de água por percolação profunda e por escoamento superficial, que são próprios desse método.

Assim, sistemas mal projetados ou mal manejados têm baixa eficiência de irrigação. Por isso, este método é mais adequado para solos que apresentam baixa velocidade de infiltração e terrenos com topografia plana ou com pequenas declividades. Portanto, para um bom desempenho do sistema, a superfície do terreno a ser irrigado deve ser uniforme e, por isso, na maioria das vezes, necessita de serviços de terraplenagem.

Por causa disso, a prática da quimigação em sistemas de irrigação por superfície é limitada, uma vez que a uniformidade de distribuição da água é menor, se comparada com a aspersão e a irrigação localizada.

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Irrigação.
Por Silvana Teixeira.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?