
Definir corretamente o turno de rega é muito importante, para que o desenvolvimento das plantas não seja afetado pela falta ou excesso de água. "Uma vez determinado o turno de rega, a época da próxima irrigação será alguns dias correspondentes ao turno de rega, a partir do dia da última irrigação", afirma Dr. Márcio Mota Ramos, professor do Curso a Distância CPT Manejo de Irrigação - Quando e Quanto Irrigar, em Livro+DVD e Curso Online.
O turno de rega depende do tipo de solo, do clima, da planta, e do sistema de irrigação utilizado. Para os sistemas com pivôs centrais, irrigação aspersão convencional fixa e em sistemas de irrigação localizada é comum usar turno de rega de um a quatro dias. Já nos sistemas de irrigação por superfície (sulcos e faixas), aspersão convencional móvel, autopropelido entre outros, em geral, adota-se turno de rega maior. Nesses casos, o turno de rega poderá ser de seis dias ou mais.
Na prática, o turno de rega representa o número de dias que o solo terá reserva de água suficiente para suprir a necessidade hídrica das plantas, sem prejudicar o seu desenvolvimento. Assim, a umidade do solo será igual ou maior que a umidade mínima definida pelo fator de disponibilidade de água no solo.
O período de irrigação é o número de dias gastos para completar uma irrigação e toda a área, podendo ser, no máximo, igual ao turno de rega. Em sistemas de irrigação fixos, como os sistemas automatizados de irrigação por gotejamento ou por microaspersão, o período de irrigação é geralmente igual ao turno de rega. Já em alguns sistemas móveis, geralmente, o período de irrigação é menor que o turno de rega. Assim, deixa-se um ou dois dias livres para folga do irrigante e para reparos e manutenção dos equipamentos. Nesse caso, enquadram-se os sistemas móveis de irrigação por aspersão.
O manejo da irrigação pode ser conduzido com turno de rega fixo, quando o número de dias entre duas irrigações consecutivas é o mesmo, ou com o turno de rega variável, sendo variável o número de dias entre as irrigações.
Independente do tipo de turno de rega adotado no manejo da irrigação, fixo ou variável, o sistema de irrigação deverá repor ao solo a mesma quantidade de água que foi evapotranspirada pela cultura, após a última irrigação ou chuva.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Irrigação.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Grazian
16 de set. de 2018Vocês têm curso preparatório para concursos? Sou Agrônomo e estou procurando curso preparatório para o concurso do Ministério da Agricultura, voltado para Auditor Fiscal Federal Agropecuário, com ênfase em agronomia!

Resposta do Portal Cursos CPT
17 de set. de 2018Olá Grazian,
Agradecemos a visita e comentário em nosso site.
Para mais informações nossas consultoras entraram em contato.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto