
A compactação do aterro nunca poderá ser feita utilizando-se apenas o trator de esteiras. Pois, ao contrário do que possa parecer, a compactação feita com essas máquinas não será suficiente para permitir uma boa estabilidade à barragem. Assim, é recomendável que se utilize rolos tipo pé de carneiro, que permitem obter uma melhor compactação do material, com eficiência, economia de tempo e de mão de obra. Para se ter ideia, considerando dois tratores de pesos iguais, sendo um de esteiras e outro de pneus, obtém-se melhor compactação com o trator de pneus, pois a pressão da máquina sobre o solo será bem maior.
Deve-se lembrar que quando o terreno onde a barragem será construída for firme, profundo e mais argiloso, o processo inicial de construção será bem mais simples. Neste caso, não haverá necessidade de se construir um núcleo impermeável. Portanto, bastará fazer a limpeza do local, retirar todo o mato, fazer a marcação da base da barragem e, em seguida, realizar uma aração profunda. Feito isso, pode-se iniciar a construção do aterro, distribuindo-se camadas de terra e fazendo-se a devida compactação das mesmas.
Por Silvana Teixeira.
Conheça o Curso CPT Construção de Pequenas Barragens de Terra.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.