Ligue Agora (31) 3899-7000 WhatsApp (31) 99294-0024
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Vai fazer um aterro? Veja as dicas de compactação de solo

É recomendável que se utilize rolos tipo pé de carneiro em um aterro, pois permitem melhor compactação do solo, maior eficiência e economia de tempo e mão de obra

Aterro sanitario
 

A compactação do aterro nunca poderá ser feita utilizando-se apenas o trator de esteiras. Pois, ao contrário do que possa parecer, a compactação feita com essas máquinas não será suficiente para permitir uma boa estabilidade à barragem. Assim, é recomendável que se utilize rolos tipo pé de carneiro, que permitem obter uma melhor compactação do material, com eficiência, economia de tempo e de mão de obra. Para se ter ideia, considerando dois tratores de pesos iguais, sendo um de esteiras e outro de pneus, obtém-se melhor compactação com o trator de pneus, pois a pressão da máquina sobre o solo será bem maior.

Deve-se lembrar que quando o terreno onde a barragem será construída for firme, profundo e mais argiloso, o processo inicial de construção será bem mais simples. Neste caso, não haverá necessidade de se construir um núcleo impermeável. Portanto, bastará fazer a limpeza do local, retirar todo o mato, fazer a marcação da base da barragem e, em seguida, realizar uma aração profunda. Feito isso, pode-se iniciar a construção do aterro, distribuindo-se camadas de terra e fazendo-se a devida compactação das mesmas.

Por Silvana Teixeira.
Conheça o Curso CPT Construção de Pequenas Barragens de Terra.

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!