WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Tensiômetro: o que é e para que serve e como operá-lo

Uma boa maneira de fazer o manejo correto da irrigação é com o uso de tensiômetros, fornecendo às culturas apenas a quantidade necessária de água para cada ocasião

Tensiômetro: o que é e para que serve e como operá-lo   Dicas Cursos CPT

A irrigação é uma técnica que traz muitos benefícios ao meio rural. Entretanto, ela deve ser encarada como um processo de suprimento de água para as culturas, na quantidade e na hora correta, evitando, assim, desperdícios de água e gastos desnecessários.

É através do manejo bem conduzido da irrigação que o produtor fará economia de água e de energia, fornecendo às culturas apenas a quantidade de água necessária em cada ocasião, e não operando sempre o seu sistema na máxima capacidade.

Segundo Dr. Márcio Mota Ramos, professor do Curso CPT Irrigação em Pequenas e Médias Propriedades, "Uma boa maneira de fazer o manejo correto da irrigação é com o uso de tensiômetros".


Do que é constituído o tensiômetro


O tensiômetro é constituído por um tubo de PVC ou acrílico, uma cápsula de porcelana porosa, um tampão e um vacuômetro. A cápsula de porcelana fica localizada na extremidade inferior do tubo e o tampão e o vacuômetro na parte superior.

O vacuômetro pode ser metálico ou de coluna de mercúrio. No manejo de irrigação, o mais usual é a utilização do tensiômetro com manômetro metálico.

Estes instrumentos são instalados dois a dois, um atingindo o limite da profundidade efetiva das raízes, denominado tensiômetro de controle, e o outro, na metade dessa profundidade, denominado tensiômetro de decisão.

- Curva de retenção de água

No manejo da irrigação é necessário ter a curva de retenção de água no solo. A curva de retenção relaciona a umidade com a tensão que a água se encontra retida no solo. Para obtenção dessa curva, deve-se coletar amostras de solo representativas da profundidade efetiva das raízes e encaminhá-las a um laboratório especializado.


Finalidade do tensiômetro


O tensiômetro indica a tensão, em tempo real, que a água se encontra retida no solo. Desta forma, bastará você fazer a leitura no tensiômetro para determinar a umidade do solo, por meio da curva de retenção. Desta forma, fica fácil você monitorar a umidade e realizar as irrigações no momento e na quantidade certos.

- Tensiômetro de decisão e tensiômetro de controle

Para determinar o momento de iniciar as irrigações, utiliza-se o tensiômetro de decisão, instalado na metade da profundidade efetiva e, para verificar se toda a profundidade efetiva das raízes está sendo adequadamente umedecida, utiliza-se o tensiômetro de controle, instalado no limite da profundidade efetiva.


A seguir, estão descritos alguns cuidados a serem tomados na instalação e no uso de tensiômetros:


1) Encher o tubo do tensiômetro com água;
2) Colocar o tensiômetro dentro de recipiente com a cápsula de porcelana imersa em água por um período de 24 horas;
3) Fazer a escorva do tensiômetro com o uso de uma bomba de vácuo;
4) Levar o tensiômetro para o campo, mantendo a cápsula imersa em água;
5) O tensiômetro deve ser instalado na área cultivada, em local representativo e de fácil acesso;
6) Em cada local, deve-se instalar dois tensiômetros, um com a cápsula na metade e o outro no limite da profundidade efetiva das raízes. Estes tensiômetros podem ser instalados entre as fileiras de plantio ou próximos às plantas, dependendo do porte e do espaçamento entre elas;
7) Na abertura do orifício para a introdução do tensiômetro no solo, deve-se usar um trado de mesmo diâmetro do tubo do tensiômetro;
8) Feito o orifício, deve-se jogar um pouco de terra fina e, posteriormente, um pouco de água para favorecer a aderência entre o solo e a cápsula de porcelana;
9) Introduzir o tensiômetro no orifício, tomando-se o cuidado de completar com terra o espaço entre o tubo do tensiômetro e o solo;
10) Instalado o tensiômetro, as leituras de tensão deverão ser feitas antes do início das irrigações, tomando-se o cuidado de verificar se não ocorreu perda de escorva.

Quer saber mais sobre o Curso? Assista ao vídeo:


 


Conheça todos os Cursos CPT da área Irrigação.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

marcia da penha milotti

10 de jan. de 2023

bom dia Poderia me passar a ncm do tensiometro?

Resposta do Portal Cursos CPT

16 de jan. de 2023

Olá, Marcia! Tudo bem?

Agradeço sua visita em nosso site!

Verifiquei no meu sistema que a consultora da empresa já está tentando contato com você para te passar maiores informações.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT.

Jonatas Santos

25 de set. de 2019

Qual o ano de publicação e o autor do conteúdo?

Resposta do Portal Cursos CPT

1 de out. de 2019

Olá Jonatas Santos,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

O artigo em questão foi publicado na data de 12/01/2017 e foi escrito pela Silvana Teixeira.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?