
Você quer irrigar corretamente, sem perda de água e dinheiro? Então, para começar, saiba que um projeto de irrigação compreende o dimensionamento correto de componentes que captarão, conduzir e distribuir a água para determinada cultura. "Para isso, será necessário fazer a instalação de tubulações na área a ser irrigada", afirma Carlos Henrique Ramalho Ferenc, professor do Curso a Distância CPT Projeto de Irrigação por Aspersão, em Livro+DVD e Curso Online.
Todo o dimensionamento de um projeto de irrigação deverá ser feito, levando-se em consideração as características do local como:
- Ponto de captação de água;
- Distâncias e declividades a serem vencidas;
- Formato e dimensões da área;
- Presença de obstáculos; entre outros.
O ideal é contar com um projeto topográfico da área para a qual o sistema de irrigação será desenvolvido. No entanto, existem outros recursos como: GPS, imagens de satélite ou até mesmo um croqui bem elaborado poderá ser utilizado para a elaboração de um projeto de irrigação, quando se tratar de áreas bem pequenas. Projetos maiores e mais complexos deverão ser feitos com base em levantamento topográfico, que são precisos e fornecem todas as informações necessárias.
Quer saber mais sobre o Curso CPT? Dê play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Irrigação.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.