
Os defensivos naturais são compostos preparados pelo agricultor que contribuem para melhorar o metabolismo das plantas.
Os defensivos naturais são compostos preparados pelo agricultor que contribuem para melhorar o metabolismo das plantas, por um custo baixo, sem prejuízos à saúde do trabalhador e nem envenenamento dos alimentos. Alguns exemplos de defensivos são:
* os biofertilizantes enriquecidos;
* os compostos;
* as calda;
* extratos etc.
* A presente dica é parte integrante do curso Cultivo Orgânico de Tomate, Pimentão, Abóbora e Pepino, desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

avelino guilherme b junior
30 de jan. de 2013Eu gostaria de saber como preparar um defensivo orgânico para tomate e um fungicida junto pimentão também.

Resposta do Portal Cursos CPT
28 de fev. de 2013Olá, Avelino!
Agradecemos sua visita e seu comentário em nosso site.
A Calda Sulfocálcica é um dos mais antigos defensivos agrícolas. Possui ação inseticida contra insetos sugadores, como ácaros, tripes e cochonilhas, etc. Tem efeito fungicida, atuando de forma curativa, principalmente contra oídio e ferrugens.
A sua qualidade é medida em função da densidade da calda, empregando, para isso, o Aerômetro de Baumê, muito utilizado na indústria de xaropes. A calda ideal possui densidade de 32º Beumê, porém é coniderada boa uma calda com 29 ou 30º Beumê.
Preparo da Calda Sulfocálcica:
A fabricação da calda é feita a quente, requerendo recipiente de metal (latão ou inox). No caso de preparar 10 litros de calda sulfocálcica, utilizar os ingredientes abaixo:
* 10 litros de água
* 1 quilo de cal virgem
* 2 quilos de enxofre em pó
Coloque o recipiente no fogo com metade da quantidade de água recomendada (5 litros). Deixe aquecer ligeiramente e adicione a cal, deixando a mistura ferver. Durnte a fervura, acrescente, pouco a pouco, o enxofre em pó, agitando tudo fortemente com uma pá de madeira e com o cuidado de não deixar esfriar a mistura. A agitação deve ser contínua até formar uma mistura homogênea, sem separação do enxofre.
Em seguida, adicione o restante da água e deixe ferver por mais 50 - 60 minutos. Durante esse tempo, manter o nível da mistura, adicionando água fervendo ou água fria lentamente, para não abaixar temperatura.
Quando atingir a coloração pardo-avermelhada (cor de âmbar), a calda estará pronta. Tirar do fogo e deixar esfriar. Coar a calda com peneira bem fina ou com pano e medir sua concentraçãoa em graus baumê.
Recomendações de uso:
A calda Sulfocálcica é dissolvida um litro para 8 a 12 litros de água. Ultimamente, vem sendo utilizada em horticultura para tratamento fitossaniário no período vegetativo, com êxito, pois tendo custo baixo e eficiência, torna-se muito econômico o seu emprego. A dosagem recomendada para o período vegetativo é de concentrações de um litro da calda pra 30 a 120 litro de água.
A aplicação da calda deve ser feita sempre em períodos frescos, para evitar queimaduras na folhagem.
Qualquer dúvida, entreem contato conosco.
Atenciosamente,
Natália Parzanini Brum