
Para o preparo do composto pode ser utilizado qualquer tipo de planta, pastos, forragem, ervas, cascas, folhas verdes e secas
A compostagem é o processo de transformação de materiais grosseiros, como palhada e estrume, em materiais orgânicos utilizáveis na agricultura. Esse processo envolve transformações extremamente complexas, de natureza bioquímica, promovidas por microrganismos do solo que têm na matéria orgânica in natura sua fonte de energia, nutrientes minerais e carbono.
Materiais que não devem ser utilizados na compostagem:
* madeira tratada com pesticidas contra cupins ou envernizadas
* vidro, metal, óleo, tinta, couro, plástico e papel que, além de não serem facilmente degradados pelos microrganismos, podem ser transformados através da reciclagem industrial ou serem reaproveitados de outro maneira.
Materiais utilizados para preparo de composto:
* esterco de animais
* qualquer tipo de planta, pastos, forragem, ervas, cascas, folhas verdes e secas
* todas as sobras de cozinha que sejam de origem animal ou vegetal: sobras de comida, casca de ovo, entre outros
* quaisquer substâncias que sejam parte de animais ou plantas: pelos, lãs, couros e algas.
* A presente dica é parte integrante do curso Como Tornar sua Fazenda Orgânica, desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.