WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como tornar seu sítio lucrativo: tipos de cruzamentos

Existem três tipos de cruzamentos: cruzamento industrial, cruzamento absorvente e cruzamento triplo

Existem três tipos de cruzamentos: cruzamento industrial, cruzamento absorvente e cruzamento triplo

Os ovinos apresentam elevada adaptabilidade e boa resistência às verminoses, em razão da própria seleção natural a que foram submetidos ao longo do tempo. Além da preservação deste material genético, estes animais podem ser utilizados como rebanho base em algumas criações para fazer cruzamentos. Basicamente, existem três tipos de cruzamentos: cruzamento industrial, cruzamento absorvente e cruzamento triplo.

* Cruzamento industrial: o mais utilizado nos sistemas comerciais de produção de carne de cordeiro. Neste caso, elege-se uma raça paterna especializada em carne para cruzar com uma raça base na linha materna, menos exigente e melhor adaptada ao meio.

* Cruzamento triplo: usa três raças, com características distintas. Sobre um rebanho base de ovelhas tipo carne adaptadas, utiliza-se carneiros de uma raça de boa produção de leite e bom porte. A fêmea meio-sangue será, então, acasalada com reprodutores de raças especializadas para carne, obtendo-se assim, o cordeiro para o mercado.

* Cruzamento absorvente: o objetivo é formar animais puros a partir de cruzamentos, em vista das dificuldades de se conseguir um grande número de fêmeas puras para a criação. Assim, cruzam-se fêmeas de uma raça base de qualquer característica genética, com carneiros de uma raça pura, que chamamos raça alvo. Sobre a fêmea meio-sangue resultante do cruzamento, colocam-se reprodutores da mesma raça alvo, produzindo fêmeas três quartos, e assim, sucessivamente, até que se chegue ao puro por cruza, na quinta geração.

 

 

* A presente dica é parte integrante do curso Como Tornar seu Sítio Lucrativo, desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!