
A alfafa é a mais valiosa das plantas forrageiras, nas zonas onde pode ser cultivada com vantagem. É o alimento ideal, indicado para completar as rações de milho, por ser muito rica em proteína e cálcio. Um quilo de feno de alfafa contém tanto cálcio quanto 80 quilos de milho.
Segundo José Renato Brandão Bravo, professor do Curso a Distância CPT Como Tornar seu Sítio Lucrativo, em Livro+DVD e Curso Online, “A alfafa é uma planta muito exigente quanto à qualidade das terras e cuidados culturais, lançando raízes à grande profundidade, pelo que necessita de terras férteis e permeáveis, onde as raízes possam penetrar facilmente”. Além de boas terras, férteis e bem trabalhadas, a alfafa requer abundância de cal, não prosperando, portanto, em terras ácidas.
A alfafa verde pode ser usada na alimentação dos porcos, em pastejo ou picada, para ser adicionada à ração. No caso de se usarem piquetes formados de alfafa para os porcos pastarem, deve-se ter o cuidado de só utilizar lavouras de mais de dois anos, quando as plantas já estão bem enraizadas, o que evita grandes estragos pelo fossar dos porcos.
Na Argentina, onde o pastejo em culturas de alfafa é um método empregado, usa-se balancear a alimentação com suprimentos de milho e pequenas doses de proteína de origem animal. Em nosso meio, o milho poderia ser substituído, em parte, por mandioca, batata-doce, beterraba etc.
O feno de alfafa é, igualmente, um ótimo alimento para os suínos, principalmente para as porcas criadeiras. Pode ser fornecido em manjedouras próprias ou, melhor ainda, picado e adicionado à ração. Para melhor aproveitamento pelos animais, pode-se empregar a farinha de feno de alfafa, que se consegue passando o feno em desintegradores de tipo martelo. Este é um método excelente de se usar o feno de alfafa para formar rações balanceadas, porque assim o aproveitamento é quase completo.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Exemplos de Sucesso.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Clóvis Aparecido de Lima
28 de nov. de 2018Muito bom ! Vou dar ração de alfafa para meus porcos ...

Resposta do Portal Cursos CPT
28 de nov. de 2018Olá Clóvis,
Agradecemos a visita e comentário em nosso site.
Ficamos felizes que você gostou do nosso conteúdo.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto

Luis
20 de abr. de 2017Somos Fábrica de alfafa moida e de alfafa peletizada. Excelente materia sobre a alfafa.

Resposta do Portal Cursos CPT
24 de abr. de 2017Olá Luis,
Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos