
O Lírio-da-paz é uma planta muito resistente, rústica, de fácil adaptação e que possui grande potencial de exportação, podendo ser produzida em viveiros de todos os portes, com baixo investimento.
Esta é uma planta acostumada a clima tropical, necessita ser plantada em local quente e úmido, com bastante incidência de luz, no entanto, o sol direto queima suas folhas.
"Por isso, devemos utilizá-la em jardins protegidos por árvores maiores, ou em vasos no interior das casas", explica José Geraldo Barbosa, professor do Curso CPT Produção Comercial de Antúrio, Helicônia e Spathiphyllum.
Felizmente, graças a seu pequeno porte o Lírio-da-paz se adapta bem a vida envasada, lembre-se apenas de deixar um pouco de espaço vago no vaso, se for fazer o transplante dela para preencher com mais terra preparada sem derramar.
Já nos jardins, é comum que se plantem várias delas próximas umas as outras. Para formar moitas floridas, revolva bem a terra antes do plantio, e dê um espaço de pelo menos um palmo entre cada planta para que tenham espaço para crescerem.
O Lírio-da-paz é mais exigente no quesito luminosidade, mas não é só a necessidade de sombreamento que torna parecido o cultivo das duas ornamentais.
A necessidade de alto teor na matéria orgânica no substrato, a importância da irrigação e da manutenção da umidade no solo, exigências semelhantes em termos de fertilidade do solo e o mesmo sistema de plantio em canteiros tornam muito parecidas as práticas culturais, fazendo com que o mesmo manejo do antúrio seja dado ao Spathiphyllum, inclusive no que diz respeito a pragas e doenças.
É bom lembrar, entretanto, que as mudas de Lírio-da-paz são obtidas a partir da divisão de rizomas, portanto, logo após o seccionamento da touceira, a unidade de propagação já pode ser plantada diretamente em vaso ou na área de propagação. No caso do antúrio, rebentos e estacas são enraizados.
Dicas
1- Mesmo sendo muito resistente, o Lírio-da-paz também requer alguns cuidados especiais para se tornar uma planta bonita e sadia. Adapta-se com facilidade tanto dentro de casa quanto fora, é só não deixá-la exposta diretamente ao sol.
2- O Lírio-da-paz fica bem em qualquer tipo de vaso.
3- A muda é feita por meio de divisão dos bulbos de uma planta já adulta. Separe-os e, em seguida, plante-o no vaso de sua preferência. Nessa fase de crescimento do broto, não se deve colocar adubo, pois pode matá-lo. O adubo deve ser aplicado após o enraizamento.
4- Você deve deixar a terra sempre úmida. No verão, regar quatro vezes por semana e, no inverno, de duas a três.
5- Costuma dar flor o ano todo, mas, no inverno, é comum a quantidade diminuir.
6- A mistura ideal de adubo para o Lírio-da-paz é húmus de minhoca, pó de casca de coco e areia. É aconselhável usar uma colher de chá de adubo a cada 30 dias. Uma boa opção é a torta de mamona.
7- A poda pode ser feita retirando-se as folhas secas.
8- Não suporta sol direto. Ideal para bordaduras, maciços em locais sombreados e dentro de casa.
Gostou do assunto? Leia também a matéria abaixo:
- Helicônias pequenas, fracas e com poucas flores? Sinal de FUNGO!
Quer saber mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Floricultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.