
Cultivar flores significa cultivar cor e alegria. Dentre todas as flores, a orquídea ganha destaque por suas diversas cores, tamanhos e formas. Existe uma enorme variedade de espécies dessa flor que é comercializada, entre outras, com finalidade ornamental ou, em muitos casos, para colecionadores.
Porém, ter uma orquídea bem cuidada não é tão fácil quanto parece. Diversas pragas e doenças podem atacar essa planta e comprometer o desenvolvimento dela, chegando, inclusive, a matá-la. Muitas se alimentam das folhas, flores e até das raízes, encontrando em sua orquídea, o local perfeito para atacarem e se alimentarem.
O Professor do Curso a Distância CPT Cultivo de Orquídeas para Fins Comerciais ou Hobby, Waldyr Fochi, alerta para o cuidado com os fungos, que podem atacar a planta e causar danos irreversíveis ou permanentes.
Dependendo do estágio em que esteja o ataque, as chances de recuperação são poucas. O que deve ser feito imediatamente é o isolamento da planta atacada, caso haja outras, para evitar que todas se contaminem. As regas e o uso de instrumentos não esterilizados podem transmitir o fungo de uma planta para outra.
Após o isolamento, deve-se aplicar um fungicida obtido em algum orquidário de sua região. Também é possível levar a planta até o estabelecimento para que ela seja avaliada e para que seja recomendado o melhor remédio para salvá-la.
A melhor forma de prevenir fungos é realizando uma correta sanitização da planta, deixando-a em um local que haja circulação de ar e realizando uma rega cuidadosa, além de esterilizar todos os instrumentos antes de usá-los nas plantas.
Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online da Área Floricultura:
Cultivo de Orquídeas para Fins Comerciais ou Hobby
Como Produzir Rosas
Treinamento de Florista
Fontes: Elza Kawagoe para Globo Rural – revistagloborural.globo.com
Como cuidar de orquídeas – comocuidardeorquideas.info
por Renato Rodrigues
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.