
As orquídeas são plantas que exigem locais para o plantio com ventilação e bem iluminados, contudo, protegidos da luz direta do sol. Para florescerem, necessitam de luz o dia todo. Locais sombrios, de pouca ventilação, e pouca luminosidade provocam o enfraquecimento, a perda da cor e o vigor da planta, além de propiciar maior incidência de doenças. “Deve-se, de um modo geral, dar às plantas, cerca de um terço da luz exterior”, afirma Waldyr Fochi Endsfeldz, professor do Curso a Distância CPT Cultivo de Orquídeas para Fins Comerciais ou Hobby, em Livro+DVD e Curso Online.
Outro fator importante é a temperatura. Para cultivo comercial, a orquídea necessita de locais onde a temperatura varie entre 18 e 25 graus centígrados. Se a temperatura exceder essa faixa, haverá inibição do florescimento e afetará a qualidade das folhas e flores. A umidade relativa do ar, dentro da estufa, deve se manter entre 60 e 80%. Deve-se tomar algumas providências importantes quanto à temperatura do local onde as plantas serão cultivadas, principalmente em regiões onde o inverno é mais rigoroso:
- Cortar o vento dentro das estufas ou ripados, principalmente o vento sul. Pode-se fazer isso vedando a lateral com plástico transparente, ou então, plantando quebra-ventos, com barreiras vegetais, ao lado da estufa;
- Suspender toda e qualquer adubação durante o inverno;
- Regar as plantas somente uma vez por semana e molhar apenas o substrato. Fazer isso sempre, de preferência, até as 10 horas da manhã. Quando chegar o frio, na parte da tarde, as plantas já estarão mais secas;
- Não fazer podas nem transplantes durante o inverno.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Floricultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.