WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Qualificação em turismo rural - recreacionista

Qualificação em turismo rural - recreacionista

 

O recreacionista deve aprender a selecionar a brincadeira certa, considerando a relação número de crianças x idade x espaço físico local. É importante, também, ter noções de outras técnicas artísticas: teatro, circo, música, dança, artes plásticas. Mas, além disso, um recreacionista deve ser, principalmente: educado, calmo, atencioso, brincalhão, extrovertido, atencioso, simpático, alegre.

Há várias denominações utilizadas para designar o profissional dessa área. Muitos o chamam de recreador, especialista em desenvolver programas lúdicos, outros de pedagogo lúdico ou brinquedista. Esta última vem tomando corpo nos últimos anos. Como exemplo, citamos a Associação Gaúcha de Brinquedotecas – AGAB – que vem se esforçando para criar, no Estado, um curso de especialização para a formação de brinquedistas.

Outros ainda comentam que todo o profissional envolvido com recreação é chamado de recreacionista. Porém, em situações diferentes, os recreacionistas assumem papéis diferentes, de acordo com as necessidades do momento: Animadores, Supervisores ou Técnicos em Recreação.

O animador é aquele que tem o contato direto com o público participante e com as atividades lúdicas desenvolvidas. O Supervisor é aquele que tem uma equipe de animadores sob seu controle e se torna elo entre os componentes da equipe e desta com o empreendedor. O técnico em recreação deve entender um pouco sobre comportamento humano, saber o que as pessoas esperam para a sua recreação, tendo visão organizacional e de planejamento e projetos, na intenção de ter uma visão de futuro a médio e longo prazo.

Independente das inúmeras denominações, na recreação, existem profissionais de diversas áreas atuando como recreador. Como até hoje não existe uma formação específica para essa profissão, profissionais de Educação Física, Turismo, Pedagogia, Psicologia e Hotelaria atuam nessa área, sem contar aqueles que nem formação possuem.

Considerando os cursos de formação existentes no momento, no Brasil, tudo indica que os profissionais de Educação Física, principalmente aqueles oriundos de cursos de licenciatura, apresentam perfil compatível para realizarem esse tipo de serviço. Geralmente, o curso de Educação Física, além de se preocupar com a formação pedagógica dos egressos, tem currículos fartos em termos de atividades práticas, como desporto, danças, ginástica e atividades recreativas de forma geral.

Embora as faculdades de Educação Física, Turismo, de Pedagogia e de Serviço Social vêm fornecendo estagiários e profissionais para a área, os currículos ainda não são abrangentes, mas, aos poucos, estão sendo incrementados. O esforço por uma formação específica para essa área teve início somente nos últimos anos. Graças ao esforço do Senac, a profissão de animador cultural e recreativo já foi chancelada pelo Conselho Estadual de Educação de São Paulo e suas unidades já começaram a promover cursos técnicos na área.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da Área Turismo Rural e Ecológico, entre eles o Curso Qualificação de Profissionais para o Turismo Rural, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Saiba mais sobre a qualificação em turismo rural, acessando os artigos abaixo:

Qualificação em turismo rural - a importância da capacitação profissional

Qualificação em turismo rural - o perfil profissional do recreacionista

Atividades lúdicas desenvolvidas pelo recreacionista no turismo rural

Qualificação em turismo rural - condutor ecológico

Qualificação em turismo rural - o perfil profissional do condutor ecológico

Qualificação em turismo rural - treinamento do condutor ecológico

Por Silvana Teixeira

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!