O recreador é um grande desenvolvedor de atividades lúdicas, havendo várias atividades desenvolvidas por esse profissional. A palavra “lúdico” vem do latim “ludus”, que significa brincar. Brincar significa divertir-se infantilmente, é entretenimento, passatempo. Nesse brincar, estão incluídos jogos, brinquedos e divertimentos conhecidos principalmente pelas crianças.
"Além disso, a atividade lúdica estimula a criatividade, proporcionando prazer, descontração e autoconfiança , além do desenvolvimento integral do indivíduo", explica Fábio Morais Hosken, professor do Curso CPT Qualificação de Profissionais para Turismo Rural.
Normalmente, para direcionar as atividades de acordo com faixa etária e demais características relevantes, deve-se dividir os participantes em equipes para um atendimento mais personalizado, como: crianças, adolescentes, jovens, adultos e melhor idade. Nos hotéis de lazer e entretenimento, o recreacionista tem uma posição muito importante, já que cabe a ele fazer o hóspede relaxar, divertir-se e usufruir da estrutura oferecida, saindo do hotel com o gostinho de “quero mais” e a imagem positiva do local.
Na fase de planejamento das atividades, é importante que o recreacionista tenha sensibilidade e criatividade para aproveitar, da melhor forma possível, os espaços disponíveis, adequando as atividades aos horários e às faixas etárias. Pela manhã, as atividades com as crianças ou exercícios físicos aproveitando o sol mais fraco e deixando os pais mais à vontade são uma boa opção. É fundamental que a pessoa responsável por desenvolver essa função seja extrovertida, alegre, carismática, paciente, goste de lidar com as pessoas e saiba fazê-lo, independente da faixa etária, mas tendo preparo físico, pois aguentar o pique das crianças, muitas vezes, não é fácil.
Além disso, o recreacionista deve ter ética profissional, noções de primeiros socorros e de educação física, além de conhecer técnicas pedagógicas e recreação, inclusive, sabendo motivar e interagir o grupo, sempre com pique e alto astral e, principalmente, saber identificar e solucionar possíveis problemas.
Fazer uma atividade com dança, que exija aproximação e contato físico, ou uma gincana, é uma ótima saída, quando existe um sentimento de disputa no grupo. Optar por um bingo, em um dia de chuva, oferecendo prêmio para o primeiro colocado, também é uma boa solução diante de um imprevisto climático. Enfim, o recreacionista deve ter jogo de cintura, criatividade e muita sensibilidade.
Como rotina, após um dia de atividades, o recreacionista deve conversar com o encarregado. Nesse caso, o gerente avalia o resultado das atividades e propõe um novo planejamento para o dia seguinte.
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Por Silvana Teixeira.
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