WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Agroturismo: um novo conceito de negócio

No agroturismo, o relacionamento do turista é muito pessoal: ele não é uma ficha de cadastro nem mais um número, mas sim uma pessoa especial

Agroturismo

O agroturismo resgata e promove o patrimônio cultural e natural da comunidade

O agroturismo surgiu na Europa, na década de 60, onde as pessoas das cidades iam para o meio rural, hospedavam-se nas propriedades e estabeleciam um relacionamento diferente dos habituais nos centros urbanos. No agroturismo, o relacionamento do turista é muito pessoal: ele não é uma ficha de cadastro nem mais um número, é uma pessoa especial, um amigo da família que o recebe.

Ele nada mais é do que um “conjunto de atividades turísticas, desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade”, afirmam os professores Vera Perin e Fábio Hosken, do curso Agroturismo – Um Novo Conceito de Negócio, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

 

Produto turístico rural

 

Produto turístico rural é o conjunto de equipamentos e serviços turísticos, atrações, acessos e facilidades colocadas no meio rural à disposição dos turistas, atendendo suas expectativas e desejos de conhecer lugares ligados ao ambiente natural.

 

A preservação da atividade original

 

O turismo é um complemento da atividade rural. É preciso manter as tradições do trabalho do campo. Certamente para o cliente, esta é a principal atração do negócio, constituindo-se a base sobre a qual o turismo pode se consolidar.

 

A valorização da vida no campo e da cultura local

 

É fundamental imprimir no conceito do produto, a ideia da manutenção da vida no seu aspecto rural, com todos os benefícios que ela oferece: tranquilidade, segurança, vida em família.

 

Recursos naturais

Os recursos naturais da propriedade são representados pela fauna, flora, clima, morfologia do terreno e recursos hídricos

A utilização dos recursos da propriedade

 

Os recursos naturais

 

Representados pela fauna, flora, clima, morfologia do terreno e recursos hídricos, podem ser utilizados para implantar alternativas de entretenimento e lazer, opções de fornecimento de produtos para a manutenção do negócio, como hortas e pomares, embelezamento por meio de paisagismo, opções que, além da atividade em si, valorizam o ambiente, favorecendo, sensivelmente, a atração de demanda.

 

Os recursos histórico-culturais

 

Representa a organização social do homem e sua evolução junto aos ambientes natural e artificial, por meio da arquitetura, gastronomia, folclore, artesanato, religião, crenças, usos e costumes. A identificação e o destaque desses aspectos na propriedade rural contribuem bastante para o enriquecimento do produto que se disponibiliza ao visitante.

 

Os recursos técnico-científicos

 

Representados pela tecnologia contida nas instalações, nos processo de fabricação e nas informações provenientes de pesquisas, utilizados no cultivo e transformação de produtos, na criação de animais e na prestação de serviços. Estes recursos podem se constituir em uma grande atração do agroturismo, despertando a curiosidade das pessoas.

 

Agroindústria

 

A atividade de agroindústria é uma das grandes alternativas de agregação de valor ao produto rural, com o beneficiamento do produto in natura. Com a implantação do turismo na propriedade, isto se potencializa, na medida que a comercialização do produto pode se dar dentro da própria propriedade, suprimindo o custo de distribuição e contribuindo para diversificar os atrativos do empreendimento.

 

Eis alguns exemplos: derivados do leite, embutidos, compotas, doces, verduras em conserva, licores/vinhos, biscoitos, roscas, massas, café, entre outros.

 

Comercialização de produtos decorativos ou utilitários

 

Artesanais ou não, que facilitam a lida no campo e são de interesse para o homem urbano. Estes produtos podem compor, junto aos produtos agroindustriais, o mix de atrativos que são postos à disposição do visitante que busca o turismo rural, por meio dos postos de vendas.

 

Eis alguns exemplos: cestarias, artigos de madeira, utensílios de pedra, utensílios de metal, entre outros.

 

A apresentação do produto

 

O conceito de produto, nesse sentido, deve atingir não apenas os produtos/serviços comercializados dentro da própria propriedade ou colocados à venda em outros pontos, mas, sobretudo, o da propriedade rural, enquanto um produto global que encerra em seu conceito a venda de produtos e serviços diversos de natureza rural e turística.

 

Sob o primeiro aspecto, a questão da embalagem, cor, odor, sabor e forma são extremamente relevantes no que se refere à apresentação do produto. Da mesma forma, a paisagem e o cenário natural ou artificial na propriedade constitui-se na embalagem do produto que pode estimular ou não a permanência e retorno do visitante ao ambiente que lhe é posto à disposição.

 

Atendimento ao cliente

 

Para os empreendedores do agroturismo, um bom atendimento tem o mesmo significado que um bom preparo do solo tem para a implantação de uma cultura ou a aquisição de boas matrizes tem para a produção de leitões na suinocultura. É evidente que outros fatores são muito importantes, mas este constitui a base necessária ao sucesso do empreendimento.

 

O importante é a vocação. Para receber pessoas, sejam como hóspedes, clientes de um restaurante ou consumidores de uma loja de produtos regionais, o importante é gostar da atividade. Da mesma forma que arrumamos a casa quando vamos dar uma festa, o empreendedor do agroturismo deve se lembrar sempre de que terá convidados.

 

Confira mais informações, acessando os cursos da área Turismo Rural e Ecológico.

 

Por Andréa Oliveira

 

 

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

erick de assis martins

25 de jan de 2015

Prezados gostaria de adquirir as 3 apostilas, como devo fazer?

Resposta do Portal Cursos CPT

26 de jan de 2015

Olá, Erick!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre os Cursos CPT.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!