Agroturismo: um novo conceito de negócio

No agroturismo, o relacionamento do turista é muito pessoal: ele não é uma ficha de cadastro nem mais um número, mas sim uma pessoa especial

Agroturismo

O agroturismo resgata e promove o patrimônio cultural e natural da comunidade

O agroturismo surgiu na Europa, na década de 60, onde as pessoas das cidades iam para o meio rural, hospedavam-se nas propriedades e estabeleciam um relacionamento diferente dos habituais nos centros urbanos. No agroturismo, o relacionamento do turista é muito pessoal: ele não é uma ficha de cadastro nem mais um número, é uma pessoa especial, um amigo da família que o recebe.

Ele nada mais é do que um “conjunto de atividades turísticas, desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade”, afirmam os professores Vera Perin e Fábio Hosken, do curso Agroturismo – Um Novo Conceito de Negócio, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

 

Produto turístico rural

 

Produto turístico rural é o conjunto de equipamentos e serviços turísticos, atrações, acessos e facilidades colocadas no meio rural à disposição dos turistas, atendendo suas expectativas e desejos de conhecer lugares ligados ao ambiente natural.

 

A preservação da atividade original

 

O turismo é um complemento da atividade rural. É preciso manter as tradições do trabalho do campo. Certamente para o cliente, esta é a principal atração do negócio, constituindo-se a base sobre a qual o turismo pode se consolidar.

 

A valorização da vida no campo e da cultura local

 

É fundamental imprimir no conceito do produto, a ideia da manutenção da vida no seu aspecto rural, com todos os benefícios que ela oferece: tranquilidade, segurança, vida em família.

 

Recursos naturais

Os recursos naturais da propriedade são representados pela fauna, flora, clima, morfologia do terreno e recursos hídricos

A utilização dos recursos da propriedade

 

Os recursos naturais

 

Representados pela fauna, flora, clima, morfologia do terreno e recursos hídricos, podem ser utilizados para implantar alternativas de entretenimento e lazer, opções de fornecimento de produtos para a manutenção do negócio, como hortas e pomares, embelezamento por meio de paisagismo, opções que, além da atividade em si, valorizam o ambiente, favorecendo, sensivelmente, a atração de demanda.

 

Os recursos histórico-culturais

 

Representa a organização social do homem e sua evolução junto aos ambientes natural e artificial, por meio da arquitetura, gastronomia, folclore, artesanato, religião, crenças, usos e costumes. A identificação e o destaque desses aspectos na propriedade rural contribuem bastante para o enriquecimento do produto que se disponibiliza ao visitante.

 

Os recursos técnico-científicos

 

Representados pela tecnologia contida nas instalações, nos processo de fabricação e nas informações provenientes de pesquisas, utilizados no cultivo e transformação de produtos, na criação de animais e na prestação de serviços. Estes recursos podem se constituir em uma grande atração do agroturismo, despertando a curiosidade das pessoas.

 

Agroindústria

 

A atividade de agroindústria é uma das grandes alternativas de agregação de valor ao produto rural, com o beneficiamento do produto in natura. Com a implantação do turismo na propriedade, isto se potencializa, na medida que a comercialização do produto pode se dar dentro da própria propriedade, suprimindo o custo de distribuição e contribuindo para diversificar os atrativos do empreendimento.

 

Eis alguns exemplos: derivados do leite, embutidos, compotas, doces, verduras em conserva, licores/vinhos, biscoitos, roscas, massas, café, entre outros.

 

Comercialização de produtos decorativos ou utilitários

 

Artesanais ou não, que facilitam a lida no campo e são de interesse para o homem urbano. Estes produtos podem compor, junto aos produtos agroindustriais, o mix de atrativos que são postos à disposição do visitante que busca o turismo rural, por meio dos postos de vendas.

 

Eis alguns exemplos: cestarias, artigos de madeira, utensílios de pedra, utensílios de metal, entre outros.

 

A apresentação do produto

 

O conceito de produto, nesse sentido, deve atingir não apenas os produtos/serviços comercializados dentro da própria propriedade ou colocados à venda em outros pontos, mas, sobretudo, o da propriedade rural, enquanto um produto global que encerra em seu conceito a venda de produtos e serviços diversos de natureza rural e turística.

 

Sob o primeiro aspecto, a questão da embalagem, cor, odor, sabor e forma são extremamente relevantes no que se refere à apresentação do produto. Da mesma forma, a paisagem e o cenário natural ou artificial na propriedade constitui-se na embalagem do produto que pode estimular ou não a permanência e retorno do visitante ao ambiente que lhe é posto à disposição.

 

Atendimento ao cliente

 

Para os empreendedores do agroturismo, um bom atendimento tem o mesmo significado que um bom preparo do solo tem para a implantação de uma cultura ou a aquisição de boas matrizes tem para a produção de leitões na suinocultura. É evidente que outros fatores são muito importantes, mas este constitui a base necessária ao sucesso do empreendimento.

 

O importante é a vocação. Para receber pessoas, sejam como hóspedes, clientes de um restaurante ou consumidores de uma loja de produtos regionais, o importante é gostar da atividade. Da mesma forma que arrumamos a casa quando vamos dar uma festa, o empreendedor do agroturismo deve se lembrar sempre de que terá convidados.

 

Confira mais informações, acessando os cursos da área Turismo Rural e Ecológico.

 

Por Andréa Oliveira

 

 

 

Cursos Relacionados

Curso Como Implantar o Turismo Rural em sua Fazenda Curso Como Implantar o Turismo Rural em sua Fazenda

Com Prof. Fábio Hosken

R$ 378,00 à vista ou em até 12x de R$ 31,50 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Agroturismo - Um Novo Conceito de Negócio Curso Agroturismo - Um Novo Conceito de Negócio

Com Prof. Fábio Hosken e Prof.ª Vera Perin

R$ 378,00 à vista ou em até 12x de R$ 31,50 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Qualificação de Profissionais para Turismo Rural Curso Qualificação de Profissionais para Turismo Rural

Com Prof. Fábio Hosken e Prof.ª Lúcia Viggiano

R$ 378,00 à vista ou em até 12x de R$ 31,50 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso de Ecoturismo Curso de Ecoturismo

Com Prof. Fábio Hosken e Prof.ª Lúcia Viggiano

R$ 378,00 à vista ou em até 12x de R$ 31,50 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

erick de assis martins

25 de jan de 2015

Prezados gostaria de adquirir as 3 apostilas, como devo fazer?

Resposta do Portal Cursos CPT

26 de jan de 2015

Olá, Erick!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre os Cursos CPT.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Outros artigos relacionados à área Turismo Rural e Ecológico

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade