
O fluido refrigerante de um sistema em operação deve ser recolhido em um cilindro de recolhimento para ser descartado ou reutilizado, explica o Professor Alan de Brito, do Curso CPT Instalação de Condicionador de Ar Split. Quando ocorrem vazamentos e o fluido é formado por uma única substância, como é o caso do R22, ele deverá ser recolhido no cilindro de recolhimento para ser reutilizado no sistema que receberá um complemento de um recipiente original.
Como fazer:
- Sobre uma balança específica para trabalhos com refrigeração, coloca-se o cilindro em que foi feito o recolhimento do fluido R410A anteriormente.
- O cilindro possui uma válvula vermelha que permite fazer a liberação do fluido em estado líquido e uma azul que faz a liberação em estado de vapor. Contudo, só pode ser feita carga de fluido de R410 em estado líquido, para isso, o cilindro deve ser colocado de ponta cabeça, uma vez que, por se tratar de um blend, em estado de vapor não é possível saber se um elemento está saindo mais que outro. Logo, a recarga com fluido R410A deve ser feita sempre com o cilindro de ponta cabeça.
- Após ligar a mangueira amarela do manômetro na mangueira preta e esta na válvula vermelha do cilindro de recolhimento, deve-se abrir a chave vermelha desse cilindro.
- É preciso fazer uma breve purga da mangueira amarela para retirada dos gases atmosféricos.
- A balança deve ser zerada e, em seguida, deve-se conferir a carga de fluido refrigerante com a qual o equipamento de ar trabalha, informação esta apresentada na etiqueta de fábrica do mesmo.
- O aparelho de ar trabalha com 1400 g de fluido refrigerante, contudo, será feita uma recarga parcial que será completada posteriormente.
- Deve ser aberto o manômetro de baixa até que se alcance o equilíbrio entre a pressão do cilindro e do sistema.
Quando as pressões do sistema e do cilindro se equilibrarem, será preciso ligar o equipamento para que a sucção produzida pelo compressor possa realizar maior transferência de fluido para o sistema.
A operação deve ocorrer dentro das seguintes condições:
- No modo refrigeração;
- Ventilação da unidade evaporadora na capacidade máxima;
- Refrigeração no modo cool em 17 oC;
- Velocidade do ventilador no máximo.
Atenção!
Como se trata de fluido em estado líquido, não se pode abrir o manômetro de uma só vez, pois pode causar calço hidráulico no compressor, uma vez que não é possível evaporar todo o fluido, quebrando, assim, o compressor.
Saiba mais sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Dicas para montar tubulação frigorígena
- Condicionadores de ar split: realização de vácuo no sistema
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Refrigeração.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.