WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Ar-condicionado Split: como recolher o fluido refrigerante

Para desinstalar o equipamento de ar condicionado, é preciso recolher o fluido refrigerante da unidade condensadora para que o mesmo não seja perdido ou lançado na atmosfera

Ar-condicionado Split: como recolher o fluido refrigerantes   Artigos CPT

Para desinstalar o equipamento de ar condicionado, é preciso recolher o fluido refrigerante da unidade condensadora para que o mesmo não seja perdido ou lançado na atmosfera, explica o Professor Alan de Brito, do Curso CPT Instalação de Condicionador de Ar Split. Diante dessa situação, o profissional encarregado de realizar essa tarefa deverá seguir algumas etapas. São elas:

1- Na unidade condensadora


- Abrir a tampa da caixa elétrica e retirar as tampas das válvulas;
- Conectar o manifold de baixa na linha de serviço de baixa. É importante lembrar a importância de utilizar luvas ao realizar esse procedimento para evitar queimaduras que podem ser causadas pelo fluido refrigerante. Pode-se observar que, após a conexão do manifold, a pressão apresentada será de 55 PSI;
- Fechar a linha de alta pressão (linha de líquido) utilizando uma chave allen. Nesse momento, a pressão no manômetro começa a cair. Ao chegar a zero, fecha-se a válvula de sucção.

A linha de sucção ou linha de baixa é sempre a de maior diâmetro, e a de evaporação é a de menor diâmetro.

2- Desligamento do equipamento


Concluído todos esses processos, o equipamento deve ser desligado o quanto antes, pois parte da lubrificação do compressor é feito por miscibilidade e uma parte por salpico. O compressor “trancado” reduz a lubrificação do sistema, e o resfriamento interno do compressor, das partes mecânicas e do embobinamento do motor são feitas pelo fluido refrigerante em circulação. Após o recolhimento do fluido e sequente desligamento da máquina, caso a pressão de baixa caia abaixo de zero, ou seja, entre em vácuo, é preciso introduzir a chave allen na válvula de alta pressão e dar um toque rápido, até que a pressão se reestabeleça para zero. Tal procedimento garante que não entrarão umidade e gases incondensáveis para dentro do sistema.

O processo de recolhimento de fluido refrigerante deve ser sutil e rápido, pois, caso ocorra liberação excessiva desse fluido para o sistema, todo o processo de recolhimento terá que ser repetido.

Saiba mais sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Dicas para montar tubulação frigorígena
- Condicionadores de ar split: realização de vácuo no sistema

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Refrigeração.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!