
De acordo com o Professor Alan de Brito,do Curso CPT Instalação de Condicionador de Ar Split, “a montagem da tubulação frigorígena inicia-se pela linha de sucção”. Apesar de ainda ocorrer, não é aconselhável utilizar tubulação de alumínio, pois:
- As conexões, tanto da evaporadora quanto da condensadora, são de latão, portanto, se não houver uma vedação perfeita, pode ocorrer corrosão galvânica;
- O alumínio não possui a mesma resistência física que o cobre para manobras; e
- Perda da garantia quando a instalação é feita com tubulação de alumínio.
Desse modo, a instalação deve ser feita com tubulação de cobre de qualidade, pois o mesmo deve atender a algumas especificações, tanto do fabricante quanto de normas técnicas, para ser produzido.
No caso em questão, foi utilizada uma tubulação de cobre flexível, com parede 79 mm. É recomendado que para curvas com raios mais estreitos seja utilizado um dobrador para moldar o cabo de cobre ao invés de fazer esse procedimento manualmente, evitando, assim, o estrangulamento da tubulação.
Saiba mais sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Condicionador de ar split: como determinar a potência do aparelho?
- Condicionadores de ar split: realização de vácuo no sistema
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Refrigeração.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.