
Segundo o Professor Alan de Brito, do Curso CPT Instalação de Condicionador de Ar Split, “Ao realizar a troca do compressor, recomenda-se que seja feita a substituição pelo original do equipamento”. No entanto, para aparelhos mais antigos ou quando não for possível adquirir compressor original, o similar deve atender a alguns requisitos em relação ao compressor anterior.
A fim de realizar um trabalho de qualidade, o técnico responsável pela manutenção do aparelho deverá atentar-se aos seguintes detalhes:
- O novo compressor deverá ter a mesma capacidade que o equipamento antigo;
- O novo compressor deve ser do mesmo tipo e utilizar o mesmo fluido que o anterior.
Além disso, é preciso:
1- Para saber qual capacitor utilizar, primeiro é preciso saber qual a corrente de trabalho nominal do compressor. Essa informação pode ser adquirida na etiqueta do compressor, onde deve ser localizada a sigla LRA, que significa Corrente de Rotor Bloqueado que, nessa prática, corresponde a 52 A. Esse valor deve ser divido por 5 (LRA/5), resultando, assim, no valor aproximado da corrente nominal.
2- Em seguida, para definir a capacidade do capacitor que será utilizado, é preciso multiplicar o valor da corrente nominal por 5,1 (Capacidade do capacitor = Corrente nominal x 5,1), resultando em um valor aproximado. No caso em questão, o valor encontrado para a capacidade do compressor foi de 53.
Saiba mais sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Dicas para montar tubulação frigorígena
- Condicionadores de ar split: realização de vácuo no sistema
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Refrigeração.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.