WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Manutenção e conserto de geladeiras: a que é necessário estar atento?

A depender do problema que a geladeira apresenta, deve-se avaliar se vale a pena consertar o aparelho ou adquirir outro

Conserto de geladeira - imagem meramente ilustrativa

José Arnaldo Duarte, professor do Curso CPT Geladeira e Freezer Residenciais – Instalação, Utilização e Manutenção, ressalta que o setor de refrigeração tem se expandido cada vez mais nos últimos anos. Este fato tem levado à necessidade de mais profissionais devidamente treinados atuando no mercado, seja para instalar ou para realizar a manutenção desses sistemas de maneira satisfatória.

As geladeiras são consideradas um eletrodoméstico essencial na vida das pessoas e marcam presença em todos os lares. Por conta disso, há uma grande demanda de consertos e reparos para elas, o que, em boa parte dos casos, sai muito mais barato do que adquirir um novo produto.

Nesse contexto, é necessário avaliar se o custo-benefício é, de fato a melhor opção ou se outro eletrodoméstico é a alternativa mais viável. Para tal, fatores como tempo de uso, valor do produto e consumo de energia devem ser observados.

Comprar uma nova ou consertar a atual?

Caso o aparelho ainda esteja na garantia, não há dúvidas de que o fabricante deve ser acionado para realizar o reparo devido, haja vista que, de acordo com a lei, os fabricantes têm até um mês para dar a assistência. No entanto, caso a garantia não esteja valendo mais, o cálculo do custo de manutenção precisa ser feito para que se determine o que fazer: quando o custo for maior do que 30% do valor de um aparelho novo, a melhor opção é trocá-lo; caso seja menor, realize o conserto.

Tenha sempre em mente, ainda, que se a geladeira apresenta problema pela segunda vez, isso pode significar que ela já está pronta para ser descartada – desmontar e montar um mesmo aparelho por mais de uma vez desgasta o produto.

Quais peças estragam com maior frequência?

- Borrachas de vedação

Inevitavelmente, o uso da geladeira acaba comprometendo as borrachas de vedação, algo que pode ser resolvido de forma simples e barata. Devido a esse motivo, essa peça é a campeã de trocas.

- Filtros de gás do compressor

Os filtros de gás do compressor são uma peça importante para o correto funcionamento do sistema de uma geladeira. São responsáveis por reter partículas sólidas que poderiam entupir o compressor. Logo, quando não funcionam da forma como deveriam, a geladeira apresenta defeito. A boa notícia é que em caso de falha dessa peça, o conserto é aconselhável, desde que seja realizado o quanto antes possível.

A geladeira não gela: o que fazer?

Um problema muito comum é exatamente esse: geladeiras que não gelam. Após algum tempo de uso – geralmente, dois anos –, os filtros, tubos ou condensadora podem estar sujos, o que causa o efeito contrário em relação ao resfriamento. É função dos técnicos detectar o problema e repará-lo quando isso for a solução.

Gasto de energia

Modelos mais recentes costumam apresentar melhor consumo de energia, o que é vantajoso a médio prazo, dado que a conta de luz fica mais barata. Ao contrário, modelos mais antigos tendem a consumir mais energia. Para evitar o consumo excessivo de energia, até mesmo possuindo aparelhos mais modernos, fique atento para não deixar a porta aberta por muito tempo e para ajustar o termostato regularmente.

Profissionais da refrigeração: o que oferecer aos clientes?

Quando precisam de manutenção, conserto ou avaliação, as pessoas recorrem aos profissionais que oferecem as melhores condições. Então, ofereça-as: preço justo e razoável; prazo adequado, associado à qualidade do serviço prestado; e credibilidade no serviço, mantendo-se sempre atualizado e capacitado para lidar com esse tipo de aparelho.

Inspeção e manutenção preventiva do produto

Regularmente, esteja atento aos cuidados de que a geladeira precisa para que não apresente defeitos constantemente. Mantenha sempre os equipamentos limpos, evitando utilizar produtos químicos que os danifiquem; verifique as configurações; realize o degelo (em aparelhos nos quais isso é possível); posicione a geladeira de modo a evitar que as entradas de ar e as aberturas de exaustão sejam bloqueadas; e organize os alimentos para evitar superlotação.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Refrigeração:

Geladeira e Freezer Residenciais – Instalação, Utilização e Manutenção
Básico de Refrigeração
Instalação de Condicionador de Ar Split

Fontes: Triider – triider.com.br/blog/
MG Parts – blog.mgparts.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!