
Segundo Celso Trindade e Maria Luiza Sartório, professores do Curso CPT Plantas Medicinais e Aromáticas - Colheita e Beneficiamento, o alecrim (Salvia rosmarinus) é uma planta medicinal aromática perene, que alcança até 2 metros de altura, com produção por mais de uma década. Proveniente da costa do mar mediterrâneo, a erva foi introduzida no Brasil pelos europeus. Embora permita o plantio em jardineiras ou vasos, o alecrim se desenvolve melhor quando em canteiros.
Aquisição das mudas e sementes
As mudas de alecrim devem ser adquiridas de viveiristas de plantas ornamentais idôneos e reconhecidos no mercado. As mudas produzidas por micropropagação são recomendadas para plantio em larga escala. Já as sementes de alecrim podem ser adquiridas em lojas agropecuárias ou pela internet. O mais importante é que sejam de boa procedência e estejam livres de agentes patógenos.
Condições de clima e solo
O alecrim pode ser cultivado nas mais diversas regiões sob condições climáticas distintas. Entretanto, os climas mais recomendados são o tropical e o temperado em regiões sem ocorrência de chuvas excessivas. Quanto à luminosidade, a planta é exigente em cinco horas (ou mais) de luz direta do sol diariamente. Quanto ao solo, ele deve ser leve e arenoargiloso, além de apresentar boa drenagem e pH entre 7 e 7,8.
Propagação e espaçamento
A propagação do alecrim ocorre preferencialmente por estaquia, com a retirada (da planta-mãe) de estacas apicais de 10 a 15 centímetros. Estas devem ser plantadas em substrato úmido até enraizarem. O processo pode demorar de um a dois meses, em regiões com inverno ameno, ou um ano em regiões mais frias. As mudas de alecrim devem ser mantidas em viveiros até serem transplantadas em local definitivo, o que ocorre de setembro a novembro.
O espaçamento recomendado é de 0,8 metro entre plantas. Já em cultivos com densidade elevada, as distâncias podem variar de 0,8 a 1 metro por 0,5 a 0,8 metro.
Irrigação
No início do plantio do alecrim, a irrigação deve ser mais frequente, mas moderada para evitar encharcamentos. Quando a planta se tornar adulta, as regas diminuem para manter o solo ligeiramente seco.
Colheita
A colheita do alecrim pode ser realizada após 90 dias do plantio. Entretanto, o ideal é que a primeira colheita ocorra no segundo ou terceiro ano de cultivo. Se preferir colher alecrim duas vezes ao ano, colha a metade superior da planta, no outono, e parte que estiver a 50 centímetros do solo na primavera.
Conheça os Cursos CPT da Área Plantas Medicinais:
Plantas Medicinais e Aromáticas - Colheita e Beneficiamento
Plantas Medicinais e Aromáticas - Produção de Mudas
Cultivo e Uso de Plantas Condimentares
Fonte: revistagloborural.globo.com
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.