WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Artigos sobre a área Plantas Medicinais

7 ervas aromáticas usadas com fins medicinais

As ervas aromáticas, como alecrim, tomilho, manjericão, orégano, salsinha, cebolinha e coentro, enriquecem diversos pratos com aromas e sabores incríveis. Inclusive, algumas delas constituem uma das bases da gastronomia brasileira. Além disso, as plantas aromáticas ou ervas-de-cheiro podem ser usadas com fins medicinais, pois promovem benefícios à saúde humana.

Guia prático para plantar erva-doce

A erva-doce ou funcho (Foeniculum vulgare) é uma planta medicinal perene, que também pode ser cultivada anual ou bienalmente. Originária do Mediterrâneo, a erva-doce pode alcançar 2,5 metros, com folhas de até 40 centímetros e pequeninas flores aromáticas. Desde a época de nossas avós, a erva-doce é utilizada como tratamento natural de cólicas intestinais em bebês.

Aprenda a plantar verbena

André Furtado, professor do Curso a Distância CPT Produção Comercial de Plantas Medicinais, explica que o cultivo de plantas medicinais exige um planejamento cuidadoso desde o início, de modo a manter uma produção constante e a qualidade dos produtos, para que não percam as propriedades medicinais.

CURIOSIDADE: Quem foi Edward Bach, você sabe?

Edward Bach nasceu em 24 de setembro de 1886, em Moseley, na Inglaterra. No período de 1906 a 1912, estudou medicina e trabalhou como médico convencional. De 1918 a 1922, trabalhou no Hospital Homeopático de Londres, tendo trabalhado no preparo de nosódios de bactérias, que funcionariam como vacinas.

Conheça 5 plantas medicinais que curam

Cientificamente, estudos comprovam que os efeitos terapêuticos de algumas plantas medicinais - como hortelã, capim-cidreira, alho, arnica e eucalipto, além de altamente vantajosos, em termos de custos e benefícios para o homem, são muito eficazes. Trata-se de plantas medicinais com propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e expectorantes.

Florais de Bach: como extrair a essência das flores

Seguindo as orientações do Dr. Bach, as plantas a serem utilizadas devem ser de elevada vibração magnética, contendo apenas vibrações benéficas. Devem ser sadias e vigorosas e não podem estar afetadas por doenças ou ter parasitas. As plantas contendo substâncias venenosas devem ser evitadas. Considerando essas recomendações, deve-se colher as flores em locais harmoniosos, que não...

Pimenta-do-reino: como preparar mudas corretamente

O método convencional de preparo de mudas é aquele que utiliza estacas semilenhosas com três ou quatro nós. As hastes para estaquia devem ser retiradas de plantas jovens com dois a quatro anos de idade. “As plantas matrizes devem ser vigorosas, sadias, produtivas e de bom aspecto fitossanitário”, afirma Barachisio Lisboa Casali, professor do Curso a Distância CPT Produção e...

Vai plantar pimenta-do-reino? Então, saiba mais sobre ela!

A produtividade da pimenteira-do-reino varia muito em função da qualidade das mudas, do clima, do solo, dos tratos culturais e de outros fatores. Em um hectare de cultivo, em plantio bem conduzido, podem ser produzidos cerca de 800 kg, no segundo ano; 1600 kg no terceiro ano; 3200 kg no quarto ano; e 6400 kg no quinto ano.

Como se fabrica temperos desidratados?

Celso Trindade e Maria Luiza Sartório, professores do Curso a Distância CPT Cultivo e Uso de Plantas Condimentares, constituído de Livro+DVD, ponderam que as plantas condimentares são ingredientes indispensáveis nas cozinhas mais sofisticadas do mundo, mas no nosso dia a dia elas são responsáveis por transformar pratos comuns em deliciosas iguarias.

Como utilizar plantas medicinais em chás?

Para aproveitar bem os princípios ativos de uma planta medicinal, é preciso que ela seja preparada corretamente. A forma de preparo e o uso mais adequado de cada planta dependem da parte da planta a ser usada, do tipo de princípio ativo a ser extraído e da doença ou sintoma a ser tratado.

Fique por dentro das novidades!