WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Artigos sobre a área Plantas Medicinais

5 especiarias difíceis de reconhecer na natureza

O sucesso das especiarias teve início, nos séculos XIV e XV, na Europa, graças ao aroma e ao sabor das partes de algumas espécies vegetais, como flores, sementes, cascas e outros. O açafrão, por exemplo, se disfarça em flores roxas; já a canela, em casca de árvore. “Além de utilizadas como temperos, as especiarias conservam os alimentos.

Plantas condimentares para cultivar em apartamentos

Celso Trindade, professor do Curso CPT Cultivo e Uso de Plantas Condimentares, destaca que as plantas condimentares são ingredientes indispensáveis nas cozinhas mais sofisticadas do mundo; mas, podem e devem ser usadas no nosso dia-a-dia, transformando pratos comuns em deliciosas iguarias.

Descubra a incrível eficiência do manjericão no controle de lagartas

O manjericão Ocimum basilicum ou basilicão é uma planta versátil, utilizada na culinária, como erva aromática e condimentar, e como planta fitoterápica para melhorar a imunidade. Recentemente, outra importante aplicação do manjericão tem surpreendido o setor agrícola. Pesquisadores da Embrapa descobriram a incrível eficiência do óleo de manjericão no controle de lagartas.

Santo remédio para se ter em casa? A Carqueja!

Supõe-se que a Carqueja seja originária do Brasil. Ela nasce espontaneamente em quase todo o território nacional. É uma planta invasora de pastagens e sua reprodução é feita através de sementes ou de estacas. Desenvolve-se melhor em terrenos úmidos e expostos ao sol, sendo, porém, uma planta que resiste bem à condições adversas de clima e solo.

Tem quintal em casa? Plante Babosa

Você tem um quintalzinho em casa? plante babosa; sabe por quê? Simples: "a babosa (Aloe sp.) é resolutiva, emoliente, antisséptica, cicatrizante e ainti-infalmatória. É usada no combate a inflamações, no alívio de queimaduras, eczemas, erisipelas, feridas, inflamações dos olhos, hemorroidas e queda de cabelo", afirma Prof.ª Dr.ª Maria Bergo, do Curso CPT Uso de Plantas Medicinais em...

PANCS: benefícios da ora-pro-nobis para a saúde

Além de carotenoides (antioxidantes), a ora-pro-nobis apresenta um poderoso aminoácido (lisina). Sem falar das vitaminas A, B e C, bem como os minerais cálcio, cobre, ferro, fósforo, magnésio, manganês e potássio. Todos esses elementos não apenas garantem a manutenção da boa saúde do indivíduo como também auxiliam na prevenção de uma série de doenças.

Orientações importantes para plantar manjericão

Existem duas principais espécies de manjericão, a Ocimum basilicum (folhas grandes) e a Ocimum minimum (folhas pequenas). “Embora o manjericão mais comum seja o de folhas verdes, há o manjericão com folhas avermelhadas bem mais aromáticas. Ambos são exigentes quanto a longos fotoperíodos e elevados índices pluviométricos.

Orientações essenciais para plantar coentro

Plantar coentro requer condições favoráveis para que a planta cresça vigorosa, com boa produtividade. Duas principais exigências referem-se à temperatura, que deve ser elevada, e ao fotoperíodo, que deve ser longo. Tais fatores estimulam o florescimento e o desenvolvimento vegetativo da planta.

Qual o melhor tipo de solo para plantar pimenta-do-reino?

Para cultura da pimenteira-do-reino deve-se escolher solos com propriedades físicas adequadas. “O mais importante a se considerar refere-se à reserva de nutrientes do solo, pois baixos teores de nutrientes podem ser corrigidos pelo uso adequado de fertilizantes e corretivos”, afirma Barachisio Lisboa Casali, professor do Curso CPT Produção e Processamento de Pimenta-do-Reino”.

Vai plantar pimenta-do-reino? Faça a análise do solo!

Para determinar a necessidade de correção da acidez dos solo e de adubação, deve ser feita uma análise química do solo. “Para a pimenta-do-reino, o solo deve ter pH na faixa de 5 a 6”, afirma Barachisio Lisboa Casali, professor do Curso CPT Produção e Processamento de Pimenta-do-Reino”. Para isso, é preciso coletar amostras do solo, em vários pontos da área e enviar uma amostra...

Fique por dentro das novidades!