
A produtividade da pimenteira-do-reino varia muito em função da qualidade das mudas, do clima, do solo, dos tratos culturais e de outros fatores. Em um hectare de cultivo, em plantio bem conduzido, podem ser produzidos cerca de 800 kg, no segundo ano; 1600 kg no terceiro ano; 3200 kg no quarto ano; e 6400 kg no quinto ano.
“A safra dessa planta tem curta duração, sendo, em média, de dois meses. No Estado da Bahia, ocorrem duas épocas distintas de colheita: a primeira, nos meses de março e abril e a segunda, nos meses de outubro e novembro. No Norte do Brasil, ocorrem três épocas de colheita: no mês de junho, de agosto a setembro e de outubro a novembro”, afirma Barachisio Lisboa Casali, professor do Curso a Distância CPT Produção e Processamento de Pimenta-do-Reino, em Livro+DVD e Curso Online.
A pimenteira produz frutos do tipo baga, de pequeno tamanho e arredondados, em inflorescências formadas nos ramos plagiotrópicos ou de produção. As bagas, quando imaturas, apresentam a cor verde, tornando-se vermelhas com a maturação. De acordo com o grau de maturação e a sua preparação, a pimenta-do-reino pode apresentar-se como:
- pimenta preta: resulta de frutos colhidos completamente desenvolvidos, de coloração verde-clara ou amarelada e secos ao sol ou em secador artificial.
- pimenta branca: os frutos são colhidos quando apresentam cor amarelada ou vermelha e são submetidos à maceração para retirada da pelícola.
- pimenta vermelha: os frutos são colhidos com coloração vermelha e são conservados em salmoura.
- pimenta verde: as espigas são colhidas quando os frutos atingem 2/3 do desenvolvimento e são preparadas em salmoura.
As flores da pimenteira são de tamanho reduzido, reunidas em espigas conhecidas como amentilhos. As espigas localizam-se no mesmo plano das folhas, em posição oposta. O florescimento tem início quando a planta tem entre dois e três anos de idade.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Plantas Medicinais.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.