
A arruda (Ruta graveolens) também conhecida popularmente como erva-da-graça é uma planta aromática e medicinal com princípios ativos, que proporcionam inúmeros benefícios à saúde. Além de apresentar ação analgésica, cicatrizante e vermífuga, a planta é utilizada no tratamento de varizes e dores comuns ao período menstrual. Sem falar que combate piolhos e pulgas, pois apresenta ação repelente.
Uma planta perfeita para se ter em casa, em vasos ou jardineiras, a arruda é versátil e fácil de cultivar. Confira as orientações abaixo:
Clima e incidência solar
A arruda se desenvolve muito bem em condições climáticas variadas e pode chegar a um metro de altura. Regiões com temperaturas entre 4°C e 30°C são propícias para cultivar arruda embora a planta prefira climas mais amenos. Além disso, ela requer boa incidência solar, preferencialmente luz direta do sol. Entretanto, ela também pode ser cultivada em áreas com sombra parcial.
Solo
O solo ideal para plantar arruda é o do tipo calcário, constituído de partículas de rochas, que aquecem bastante com os raios solares. Além disso, o solo deve apresentar boa drenagem e pH entre 7 e 7,5. Mas a planta não se limita a isso! Ela pode ser cultivada em solos com baixa fertilidade e leve acidez.
Irrigação
Quando está no início do desenvolvimento (mudas), a arruda deve ser irrigada com mais frequência. Já as plantas adultas suportam períodos curtos de estiagem e, por isso, podem ser irrigadas com intervalos maiores. Vale destacar que a planta não resiste a encharcamentos e, portanto, as regas devem ser feitas com moderação.
Propagação e plantio
A propagação da arruda ocorre por sementes, touceiras ou estaquia. A semeadura pode ser realizada em sementeiras para formar as mudas ou em local definitivo. Após o plantio das sementes de arruda, elas já começam a germinar com cerca de uma semana. O transplante das mudas ocorre quando a planta alcança 10 centímetros de altura. Se a opção for o plantio de touceiras (retiradas de plantas bem desenvolvidas), elas enraízam facilmente.
Colheita
“Normalmente, a colheita da arruda ocorre em torno de 90 dias após o plantio. Suas folhas e ramos podem ser colhidos para secagem natural. Como é uma planta perene, produz por mais de uma década”, afirma Prof.ª Alessandra Aziz, herborista e professora do Curso CPT Farmácia Viva - Princípios Ativos, Identificação e Utilização de Plantas Medicinais.
Conheça os Cursos CPT da Área Plantas Medicinais:
Farmácia Viva - Princípios Ativos, Identificação e Utilização de Plantas Medicinais
Produção Comercial de Plantas Medicinais
Plantas Medicinais e Aromáticas - Colheita e Beneficiamento
Fonte: Hortas.info
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.