
O empreendedor é um agente econômico especial, às vezes sonhador, que tem a capacidade de transformar boas ideias em um negócio rentável. “Ninguém nasce com todas as habilidades desejáveis de um empreendedor. Muitas das características pessoais positivas são adquiridas ou lapidadas com o passar do tempo”, explica Prof. Ronaldo Santana Oliveira, do Curso CPT Como Montar e Operar uma Sorveteria.
Em outras palavras, essas características são adquiridas por meio das vivências ou por estudos e observações daquilo que acontece ao ser redor. Mesmo assim, recomenda-se um mínimo de conhecimentos gerenciais e técnicos para levar à frente um empreendimento.
Dentre os aspectos fundamentais da personalidade que um empreendedor deve ter, destacam-se:
- Criatividade: aceitar desafios e buscar medidas viáveis para a solução de problemas.
- Liderança: capacidade de inspirar confiança, motivar, delegar responsabilidades, formar equipe, criar equipes, saber compartilhar ideias, aceitar opiniões, elogiar e criticar pessoas.
- Perseverança: capacidade de manter o foco num dado propósito, sem deixar de enxergar os limites de sua possibilidade; buscar metas viáveis até mesmo em situações adversas.
- Flexibilidade: controlar impulsos de forma a ajustar-se quando a situação demandar mudanças.
- Vontade de trabalhar: dedicação plena ao seu negócio, com tempo e envolvimento pessoal.
- Automotivação: aspiração por realização profissional e pessoal.
- Formação permanente: atualização profissional constante e conhecimentos sobre o mercado alvo.
- Organização: compreender as relações internas para ordenar o processo produtivo e administrativo de forma lógica e racional; entender as alterações ocorridas no ambiente externo, de forma a estruturar a empresa para melhor lidar com essas mudanças.
- Senso crítico: capacidade de se antecipar aos problemas, analisando-os através de questionamentos que levem a indicações de possíveis alternativas de solução.
O empreendedor necessita ter uma visão global do negócio, que implica tanto o conhecimento do mercado fornecedor, quanto do mercado final, canais e regras de convivência com o mundo dos negócios. É importante que ele defina a sua estratégia de atuação, de forma a garantir de um lado o fornecimento de sua matéria-prima e insumos indispensáveis, e de outro, os canais de comercialização.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- 4 diferenciais que toda sorveteria de sucesso tem
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Pequenas Empresas
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.