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Telemarketing proporciona conforto ao cliente e boas vendas à empresa

O que se precisa em telemarketing é de televendedores e não de teleoperadores

Este é o primeiro grande segredo: uma seleção de pessoal bem feita.

Estamos vivenciando uma nova era, em que o telefone está presente em todos os momentos da nossa vida e quase tudo é resolvido por meio dele. Portanto, a indústria de telemarketing cresce vertiginosamente, ampliando muito as possibilidades de trabalho na área.

Gerenciar um telemarketing não é tarefa fácil, mas é uma atividade gratificante. A cada momento surgem novos desafios e temos que buscar constantemente estratégias de supervisão, gerenciamento e motivação da equipe. Exige esforço contínuo, estudo permanente e muita criatividade. O desafio maior é motivar os televendedores e fazer com que mantenham o pique, sem estressá-los.

Selecionar as pessoas certas também não é simples, não existe uma fórmula mágica e, constantemente, nos enganamos pensando que encontramos a pessoa ideal e, depois de investirmos em seu treinamento, descobrimos que ela não tem talento para trabalhar em telemarketing. A boa seleção de candidatos é prioridade. Este é o primeiro grande segredo: uma seleção bem feita.

Na verdade, o que precisamos em telemarketing é de televendedores e não de teleoperadores. Se você conseguir selecionar candidatos com talento para vender e espírito de equipe, já terá dado um grande passo. Portanto, aperfeiçoe seu sistema de seleção. Defina mais objetivamente os critérios a serem avaliados, desenvolva talento e competência para escolher a pessoa com potencial para esse tipo de trabalho, aquela que vai aprender com facilidade, que é feliz por natureza, que é comunicativa, simpática e cooperativa. Selecionando a pessoa certa, o restante fica por conta do treinamento, que vai depender de cada tipo de telemarketing. É praticamente impossível encontrar profissional pronto, você deve contratar a pessoa certa e treiná-la para a atividade.

É necessário desenvolver a percepção, a intuição e aplicar testes diversos para selecionar os melhores candidatos. Para esse setor, em que se exige profissionais qualificados, as contratações devem ser feitas utilizando todos os critérios possíveis, desde os televendedores até o gerente e o supervisor.

A contratação de televendedores em cidades maiores é muito mais fácil, pois existem agências especializadas em seleção e treinamento do profissional. Em localidades menores, é necessário que a própria empresa se encarregue desse serviço. Para tanto, convoque o candidato para um concurso, por meio de jornais, e estabeleça, nessa convocação, os critérios desejados, tais como idade, sexo, escolaridade e outros. O ideal é que o candidato tenha, pelo menos, o curso médio completo, disponibilidade de tempo e conhecimento básico de informática, como exel e word, no mínimo.

Durante a seleção, há uma entrevista, na qual se observa a sua capacidade de lidar com conflitos, perguntas embaraçosas, situações imprevistas e outras. Para vender, o candidato precisa ter talento, desenvoltura, fluência verbal e muitos outros atributos do bom relacionamento interpessoal, pois ele irá trabalhar num ambiente fechado, muito próximo a outras pessoas, onde há muita interação entre os colegas. Porém, é interessante lembrar que muitos desses atributos podem ser adquiridos, portanto, é preciso estabelecer um programa de treinamento eficiente que será essencial para a formação desse profissional.

Se você conseguir selecionar candidatos com talento para vender e espírito de equipe, já terá dado um grande passo.

Usando linguagem acessível e didática, o curso Como Gerenciar um Telemarketing elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas aborda informações completas para o treinamento de televendedores, para transformá-los em pessoas que encantam o cliente. Nele você receberá  informações de Ana Paula Rodrigues Andrade, especialista em telemarketing, com mais de dez anos de experiência, diretora comercial do CPT.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

Em um atendimento via telemarketing, o cliente quer, antes de tudo, ser bem tratado. Agora, cabe a você e à sua equipe surpreendê-lo de modo que ele não se esqueça mais e sempre que precisar de um do produto ou serviço, ele saberá o que tem que fazer: é só ligar. O cliente precisa sentir que é fácil e eficiente. O objetivo maior deve ser a total satisfação do mesmo. Ele é a razão da existência da empresa. É ele quem informa e determina todos os dias o que se deve fazer. É preciso, pois,  ter modos de surpreendê-lo.

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