WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Esquenta Black Friday 25%OFF nos cursos online
Cursos da Área Curso Como Montar e Operar uma Sorveteria Curso Como Montar e Operar uma Empresa de Limpeza Curso Como Montar um Pet Shop - Com Banho, Tosa e Atendimento Curso Como Montar e Operar uma Cafeteria Curso Como Montar uma Pastelaria Curso Como Montar e Operar uma Empresa de Controle de Pragas Domésticas Curso Como Montar um Restaurante Self-Service Curso Montagem e Decoração de Festas Infantis Curso Como Montar e Administrar uma Pizzaria Curso Como Montar Uma Microcervejaria e Produzir Cerveja Artesanal Como Montar e Administrar uma Creche Curso Butique de Carnes - Como Montar e Operar Curso Como Montar um Canil Curso Como Montar e Administrar uma Imobiliária Curso Como Instalar e Administrar uma Escola Infantil Curso Silk Screen - Processo Artesanal Curso Como Montar uma Floricultura Curso Como Montar e Administrar um Salão de Beleza Curso Como Montar e Gerenciar uma Livraria Curso Como Montar e Operar uma Torrefadora de Café Curso Como Montar e Administrar uma Confecção de Roupas Curso Como Montar uma Oficina de Encadernação - Processo Artesanal Curso Como Montar e Gerenciar uma Academia de Ginástica Curso Como Montar uma Cozinha Comercial Curso Como Montar Uma Loja de Aquários Curso Capacitação de Operadores de Telemarketing Curso Como Montar e Administrar um Consultório Odontológico Curso Como Montar e Operar uma Oficina de Papel Artesanal Curso Como Montar uma Escola de Informática Curso Como Montar e Administrar Farmácias e Drogarias Curso Como Montar uma Loja de Móveis Antigos Curso Agência de Ecoturismo - Estrutura, Operação e Elaboração de Roteiros Curso Como Montar e Gerenciar um Telemarketing Áreas Afins 14Indústria Caseira 9Indústria da Carne 10Pequenas Indústrias Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Ikebana: arte nipônica de arranjos florais

Ikebana é uma arte japonesa de arranjos florais, também conhecida como Kado. Originária da Índia,  onde esses tipos de arranjos eram ofertados a Buda

Ikebana é uma arte da cultura nipônica

Ikebana é uma arte japonesa de arranjos florais, também conhecida como Kado. Originária da Índia,  onde esses tipos de arranjos eram ofertados a Buda. Essa arte se consolidou na cultura nipônica. “Ike” provém de várias expressões em japonês: arrumar, tornar vivo, chegar à verdadeira essência de algo e tornar a vida mais clara. “Bana” é  flor ou planta. Daí a origem do nome. Mas, ao contrário do que se pensa, não é simples definir a arte do Ikebana. Não é apenas a construção de arranjos harmoniosos, mas sim o respeito à essência das plantas e a demonstração de autoconhecimento.

Foi no século XIV que o Ikebana adquiriu caráter estético, além do cunho religioso. A prática  poderia ter características tão artísticas quanto fazer uma pintura, uma escultura ou um desenho. Assim, passou a ser usada pelos nobres como uma arte. E perdura até os dias atuais.

O princípio fundamental do Ikebana é formar arranjos que transcrevam, com sutileza, mensagens e ideias. Ikebana também é uma forma de meditação. E como outras artes japonesas,  também tem as suas regras. O silêncio necessário ao fazer os arranjos é uma delas. Com isso, valoriza o aspecto espiritual e a concentração, fazendo o praticante viver o momento, sentindo sua paz interior e transferindo-a para as formas da natureza.



A harmonia no Ikebana e suas estruturas


O Ikebana quer transmitir o crescimento contínuo na vida e na vitalidade. Seu objetivo é alcançar a recriação do crescimento floral, focando-se na importância da linha, do ritmo e da cor.

Estruturas principais:

Haste central ou “Shin”: forma a linha central do arranjo. Simboliza o céu e deve ser o exemplar mais forte que o praticante possuir.

Haste secundária ou “Soe”: parte da linha central, arranjada de maneira a produzir o crescimento lateral. Representa o homem e deve ter dois terços do tamanho da haste principal.

Haste terciária ou “Hikae”: é coloca à frente ou ligeiramente ao lado oposto da secundária e da central. Simboliza a Terra.


Material

São usados na montagem dos arranjos:

Flores, folhas, tesoura, os suportes - parecem escovas cheias de prego, vasos - a escolha é muito importante, pois a disposição do arranjo dependerá muito do tamanho, da profundidade e da largura destes.

Montagem geral

As hastes devem ser colocadas, respeitando suas posições ideias. Nelas podem ser acrescentadas flores, completando o arranjo. Todas devem estar juntas, como se partissem de uma única haste.

Por fim,  a poda deve ser feita, para adaptar bem a flor, o ramo ou o galho escolhido.

Recursos físicos e químicos são empregados com o intuito de manter as flores frescas e vivas. O Mizukiri, ou corte da haste em água, é o mais simples e evita a exposição ao ar da extremidade podada da haste, impedindo a deficiência de absorção de água pelas plantas.
Um recurso químico é a adição de um pouco de ácido clorídrico ou sulfúrico, na água, refrescando e dando vitalidade às plantas. Outro recurso é esfregar uma pitada de sal na extremidade das hastes.

Tipos de arranjos

1) Arranjo clássico

Também chamados de Rikka, que significa flores eretas.
Formas de representação:

A- Materiais de plantas => para representar diversos objetos naturais.
B- Crisântemos brancos => representam as águas do rio e pequenos córregos.
C- Ramos de pinheiro => simbolizam rochas e pedras.
D- Colocação de plantas em seus lugares apropriados => representam a luz solar, sombras e cores de cada estação, dependendo desta colocação.
Neste tipo de arranjo sempre haverá um pinheiro no centro do vaso. Outras árvores utilizadas para o arranjo Rikka são: cedro, bambus e ciprestes.

2) Arranjo naturalista

Formas de representação:

A- A haste de cada flor fica isolada, a fim de mostrar seu crescimento natural.
B- Ramos e hastes podem se entrecruzar, se houver necessidade de realçar as características naturais das flores.
C- Grande importância a cada parte individual do arranjo, assim como do todo.

3) Arranjo Moribana

São feitos em recipientes mais baixos e achatados, contendo as mesmas posições relativas e proporções, apresentando pelo menos dois grupos triangulares de material floral.


Onde o Ikebana pode ser usado

O Ikebana pode ser usado na criação de buquês, vasos e arranjos de mesa para decorar a casa ou escritórios. Além disso, são presentes perfeitos, pois podem ser montados pensando-se em quem será presenteado.

Da mesma forma, o objetivo principal do Ikebana é transmitir paz, energia e harmonia. Assim, quando admirado, tem a função de harmonizar quem o observa.

Existem 16 escolas que ensinam o Ikebana no Brasil. O ideal, para quem quer realizar essa arte, é escolher uma destas, dedicar-se e colocar o que aprendeu em prática.

Por Natália Mayrink De Lazzari


O CPT - Centro de Produções Técnicas possui o Curso Treinamento de Florista, que orienta nessa atividade, voltada para o mercado de montagem de arranjos. Sugerimos também que leia os seguintes artigos:

- Plantação e comércio de flores;
- Boas perspectivas para o mercado de flores;
- Dicas de como cuidar das flores;
- Conhecer o significado das flores é fundamental para quem está nesse mercado.

Este conteúdo foi desenvolvido com base nas dúvidas da leitora Lea Barros postadas no artigo Ofício de florista mistura técnica e arte na produção de arranjos.

Faça você também seu comentário. A partir dele, poderão ser desenvolvidos novos artigos.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Celia Cristina Siqueira

3 de ago de 2020

Boa Tarde! Gostaria de saber sobre cursos de Ikebana Online

Resposta do Portal Cursos CPT

3 de set de 2020

Olá, Célia

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika Lopes

Thalita

9 de mai de 2020

Gostaria de informações sobre curso de Ikebana on-line

Resposta do Portal Cursos CPT

21 de mai de 2020

Olá,Thalita

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site.

O CPT disponibiliza na área cursos que irão auxiliar você!

Acesse o link: https://www.cpt.com.br/busca/cursos/florais  e fique por dentro dos cursos que temos na área.

Uma de nossas consultoras entrará em contato com você para lhe passar maiores detalhes sobre os assuntos abordados no curso.

Atenciosamente,

Erika Lopes

Irene Paggi

5 de mai de 2019

Informações sobre cursos de ikebana e onde comprar kenzan.

Resposta do Portal Cursos CPT

6 de mai de 2019

Olá Irene Paggi,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações sobre o curso que irá atender suas necessidades.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Keila costa

7 de mar de 2018

Gostaria de saber os locais de o curso Ikebana e se tem em Goiânia Goiás

Resposta do Portal Cursos CPT

8 de mar de 2018

Olá Keila,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso sit. Para mais informações recomendamos que procure em mecanismos de pesquisa como o Google.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Ana Luiza Melo Aguillar

25 de nov de 2017

Adorei muito gostaria de fazer

Resposta do Portal Cursos CPT

27 de nov de 2017

Olá, Ana Luiza.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Catia

13 de set de 2017

Gostaria de mais informações sobre o curso

Resposta do Portal Cursos CPT

13 de set de 2017

Olá, Catia.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Ana Barboza

23 de set de 2016

Adora plantas e gostaria muito de fazer o Curso de IKEBANA aqui em petropolis/RJ. Poderia me fornecer o endereço? Obrigada

Resposta do Portal Cursos CPT

26 de set de 2016

Olá Ana,

Agradecemos sua visita  e comentário em nosso site. Para mais informações nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Edileuza Mendes Furlan

15 de mar de 2014

Gostaria muito de fazer o curso de arranjos florais, pois adoro mexer com flores,criar arranjos e enfeitar a casa minha e dos outros. Já fiz curso de IKEBANA durante um ano até o modulo. 2. Moro próximo ao bairro do Tatuapé.

Resposta do Portal Cursos CPT

17 de mar de 2014

Olá, Edileuza!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso CPT Serviço de Mesa e Arranjos Florais.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!