A primavera colabora para que haja alta procura por esse tipo de produto, é a melhor época do ano para o consumidor e também para o produtor de flores. No Brasil, além de ser uma ótima escolha de investimento, o mercado de flores tem gerado oportunidades de emprego.
A Ceasa Grande ABC afirma que o mercado de flores e plantas ornamentais no Brasil movimenta um valor superior a 1 bilhão de dólares ao ano. Dados da Câmara Setorial Federal de Flores e Plantas mostram que o mercado creceu 10% nos últimos cinco anos e emprega 194 mil pessoas, em todo o país. No que se refere a 2011, a expectativa é que ocorra aumento de 12% no volume de negócios em relação a 2010.
O Brasil tem potencial para continuar expandindo nesse segmento, pois “possui notórias vantagens comparativas para ampliar a produção de flores, basta observar os microclimas privilegiados, a disponibilidade de terra, água, mão de obra e tecnologias agronômicas disponíveis”, dados do Ibraflor – Instituto Brasileiro de Floricultura.
O setor se destaca no agrobusiness brasileiro devido a algumas características, entre elas a diversificação de espécies e variedades, explica Wantuelfer Gonçalves, professor do curso Produção de Mudas Ornamentais, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
Para entrar nesse campo, como produtor ou como vendedor, é fundamental obter conhecimentos específicos. Acompanhe a série especial de notícias do portal CPT acerca desse assunto. Fique atento aos próximos posts:
Amanhã, 27, leia as dicas sobre como montar uma floricultura;
Quarta-feira, 28, confira por que você precisa saber os significados das flores;
Quinta-feira, 29, conheça as flores e plantas ornamentais;
Sexta-feira, 30, veja como cuidar das flores.
Por Luci Silva
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.