O sucesso de uma cafeteria, assim como de qualquer outro empreendimento, dependerá sempre de um bom planejamento. Ele embasa todas as decisões da empresa, tanto a curto quanto a médio e longo prazos. O empresário não pode deixar de lado nenhuma etapa desse procedimento, entre as informações que não podem faltar estão os resultados da pesquisa de mercado e os dados sobre a localização.
A falta de planejamento continua sendo uma das principais causas para o fechamento de muitas empresas. Além de garantir um desenvolvimento firmado em conhecimentos seguros, ele também permite que a empresa cumpra suas metas e compromissos. Não fazê-lo é lançar-se ao mar com embarcações sem bússolas. Sendo assim, a elaboração dessa ferramenta de trabalho deve ser o primeiro passo antes de abrir um negócio, afinal ele é que vai mostrar claramente as reais condições de abertura e manutenção do empreendimento, bem como o horizonte de sua proposta.
Pesquisa de mercado
Um item indispensável, norteador de todas as demais fases do planejmento, é a pesquisa de mercado. Ela verifica a realidade em que o negócio será inserido e entre os elementos desse contexto estão consumidores, produtos, concorrentes e fornecedores. Para isso, o empreendedor não deverá agir sozinho e sim recorrer ao auxílio de especialistas, com experiência na pesquisa de mercado. Assim, gasta-se menos tempo e conta-se com resultados confiáveis.
Para conhecer os clientes, por exemplo, a pesquisa deverá revelar o comportamento deles, suas preferências e hábitos. Dessa forma, a cafeteria coseguirá identificar e inclusive se antecipar no atendimento às demandas. "Outra estratégia para conhecer o mercado e, principalmente, o público-alvo, consiste em visitar estabelecimentos semelhantes ao que você deseja montar", sugerem os professores do curso Como Montar e Operar uma Cafeteria, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas. Portanto, algumas ações indicadas para alcançar esse objetivo são conversar com proprietários, empregados e clientes. Dessa forma, você descobrirá mais desafios inerentes ao negócio.
Quanto aos concorrentes, esse grupo não é composto apenas por outras cafeterias. Deverão ser considerados também bares, padarias e lanchonetes. Conhecer os concorrentes é de extrema importância, pois ajuda a elaborar os diferencias que deverão estar associados à marca de sua cafeteria. Nesse caso, além de procurar aprender com a experiência, ou seja, erros e acertos de outras empresas do ramo, é fundamental realizar uma pesquisa em catálogos detalhada sobre fornecedores, equipamentos, mercadorias.
Localização
Outro tópico importante no planejamento diz respeito à localização da empresa. Esse item está diretamente ligado a fatores de satisfação do cliente. Em primeiro lugar, uma cafeteria que não privilegia a proximidade com seu público-alvo, certamente, não ganha nada em visibilidade. Mas, isso não é tudo. Não basta estar geograficamente bem colocado, inserido em um lugar onde circula a grande massa de consumidores, é preciso que a estrutura do ponto comercial seja adequada às espectativas deles. Em outras palavras, é preciso oferecer-lhes, além de produtos de qualidade, conforto, segurança e variedade de serviços.
O curso elenca algumas das características essenciais a serem consideradas na localização de sua cafeteria. Ao buscar pelo ponto comercial ideal, o lugar deve contar com grande movimentação de pedestres, estar próximo de ambientes que integram a vida cultural da cidade (teatro, cinema, galerias de arte, universidades, entre outros) e não possuir concorrentes nas redondezas. Já dentro do prédio, é preciso que o ambiente, além de condições básicas de água, esgoto e energia, tenha boa ventilação, disponha de sanitários e acomodações para todos os clientes.
Veja mais orientações sobre como montar e operar uma cafeteria, acessando o curso CPT. Conheça também outros temas interessantes referentes aos negócio de cafeterias, como instalações, equipamentos, equipe de trabalho, higiene, cardápio e receitas. Conheça e confira!
Por Luci Silva
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