WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Quais são as condições fundamentais para criar ovinos?

O sucesso da criação de ovinos depende da observação de algumas condições

Ovino - imagem ilustrativa

Luis Fonseca, professor do Curso CPT Instalações para Ovinos, destaca que o rebanho ovino brasileiro, em expansão em todo o país, está voltado, principalmente, para a produção de carne. Muitos dos produtores rurais resolvem investir na atividade a cada ano que se passa, iniciando rebanhos.

E os números comprovam essa informação: são mais de 18 milhões de ovinos criados em todo o país, espalhados por todas as regiões. Além da produção de carne, esses animais são criados também para a produção de lã, que aparece em menor proporção aqui no Brasil, mas é importante também para a ovinocultura brasileira.

Contudo, criar animais não é uma tarefa tão fácil quanto parece. Há vários aspectos a serem observados, com alimentação, higiene, saúde, instalações e bem-estar dos animais. Muitos produtores fracassam no intento pelo fato de não atender a todas as condições necessárias para o sucesso da ovinocultura.

Conheça a seguir alguns fatores que determinam o sucesso da criação de ovinos:

Conhecimento técnico

Criar ovinos não significa simplesmente colocá-los em um espaço apropriado e dar alimento todo dia. Esse tipo de criação envolve uma série de processos, que exercem influência direta em seu sucesso. Além de gostar do que faz – pois esse tipo de criação também exige dedicação por parte do criador –, é imprescindível possuir conhecimento técnico para saber lidar com todas as fases da criação e com tudo o que ela envolve. Recomenda-se possuir o auxílio de profissionais, como veterinários e zootecnistas.

Animais saudáveis e com boa genética

Para que toda a produção – de carne ou de lã – seja de qualidade, o primeiro passo está na aquisição de animais de boa qualidade. Animais doentes ou que apresentem outros problemas requerem mais atenção, demandam mais custos e ainda produzem menos, o que significa prejuízo financeiro para o criador. Para criadores que já possuam rebanho saudável e com bons índices de produtividade, a atenção na hora de introduzir um novo animal é vital para que não se introduza uma “maçã podre” e outros animais sejam prejudicados.

Clima adequado

Ovinocultores têm à sua disposição várias raças para criar, que possuem diferentes exigências durante a criação. Antes de escolher a melhor, verifique se o local de criação propicia a essa raça as condições climáticas de que necessita ou se ela consegue se adaptar a ele. O manejo também pode influenciar nessa adaptabilidade, mas a maior parte das raças “prefere climas mais frios e com umidade relativa do ar média. Por conta disso, em nosso país, a criação é mais propícia na região Sul. Entretanto, raças deslanadas são criadas em larga escala nas regiões Norte e Nordeste.

Água, alimentação e suplementos

De acordo com a temperatura do local onde são criados, os ovinos necessitam de mais ou menos água, mas, geralmente, a consomem consideravelmente. Em média, ovinos adultos ingerem de 3 a 4 litros de água ao dia, enquanto os cordeiros ingerem de 1 a 2 litros. Todavia, esse consumo também varia de acordo com a estação do ano. É crucial que a água oferecida esteja sempre fresca e seja de qualidade. Além da água, deve-se fornecer rações balanceadas para os animais, adequada para a fase da vida em que se encontram. O tipo de criação determina a utilização de rações: animais criados confinados devem recebê-las como alimento principal, enquanto animais criados a pasto podem recebê-las como suplemento.

Pastagens

Animais criados a pasto encontram, nas pastagens, a maior parte da sua alimentação. Por consequência, deve-se estar atento à qualidade das pastagens oferecidas e eles, dado que se desenvolvem melhor em pastagens de boa qualidade.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Ovinos:

Instalações para Ovinos
Criação de Ovinos de Corte
Alimentação de Ovinos de Corte

Fonte: Rural News – ruralnews.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!