
No Brasil, estima-se que existam 18 milhões de ovinos. As maiores criações estão no Rio Grande do Sul e na região Nordeste. Em São Paulo, o rebanho é de cerca de 250 mil animais, ocupando áreas usadas no passado para a produção de café.
Em suma, a espécie ovina se coloca como mais uma alternativa à disposição do pequeno, médio ou grande produtor rural, estando pronta a se adaptar a diferentes sistemas de produção, desde os mais tecnificados, levados a efeito em regiões de boas pastagens e clima ameno, até às condições adversas de meio ambiente, como solos pobres, rasos, com relevo acidentado e clima rude.
No que tange às raças, há de se ressaltar que existem mais de 800 no mundo, cada uma apresentando aptidão e caracteres adaptativos específicos. No Brasil, as raças de ovinos podem ser divididas em dois grupos: os das raças naturalizadas e os das raças exóticas. Dentro desses grupos encontraremos raças deslanadas, raças lanadas especializadas na produção de lã, raças lanadas especializadas na produção de carne, raças para produção de pele, raças leiteiras e raças de produção mista.

As mais difundidas no Brasil são: Suffolk, Hampshire Down, Texel, Ile de France e Dorper (lanadas e específicas para carne). A Corriedale e Romney Marsh são de dupla aptidão (carne e lã), além das nacionais deslanadas, como a Santa Inês e a Morada-Nova (carne e couro).
Quando um criador pretende criar ovelhas, deve escolher qual a produção desejada: carne, pele ou lã, embora possa aproveitar, também, o leite por elas produzido. A escolha da raça adequada ao sistema de criação, juntamente com a escolha de bons reprodutores e matrizes, constitui a base fundamental para a exploração da ovinocultura.
A busca da melhor raça, tão comum em nosso meio, é utópica. Ela ainda não nasceu. Isso quer dizer que todas são boas, desde que cada uma seja criada em condições climática, edáfica, geográfica e topográfica compatíveis com a adaptabilidade implícita em seu genoma. O sucesso da atividade dependerá das respostas dadas pelos animais às condições a eles oferecidas.

O curso Raças e Cruzamentos de Ovinos, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, é destinado a ovinocultores, técnicos e demais interessados, que receberão informações sobre a questão genética, apresentando algumas das principais raças utilizadas no Brasil e suas características mais importantes. Além disso, serão apresentados, ainda, os tipos de cruzamentos que podem ser feitos entre essas raças, em termos estratégicos, para aumentar a produtividade do rebanho. No curso você receberá informações do professor Edson Ramos de Siqueira, Dr. em zootecnia, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Estadual Paulista - UNESP, Botucatu - SP, e um dos mais destacados pesquisadores e incentivadores da ovinocultura no país, e da zootecnista Patrícia Tristão Mendonça, mestre em melhoramento genético animal.
Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On Line de Viçosa, filiada à ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.
A ovinocultura é uma atividade rural auspiciosa, considerando-se os aspectos favoráveis do ambiente da maior parte do Brasil, bem como a avidez do mercado. Podemos ressaltar que jamais deverá ser criada uma determinada raça sem que haja um embasamento técnico. Criar tal genótipo por achar bonito, não é justificativa. Cuidado com a escolha: se for errada, todo o sistema estará definitivamente vulnerável, tendendo ao absoluto insucesso.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Andersson Nobre
29 de out de 2019Boa noite!! Estou com um planejamento para iniciar uma criação de carneiros para corte! Estou pensando em ter um bom reprodutor com fêmeas mestiças. O que acha?? Estou na duvida de qual raça de reprodutor ter, Dorper ou Santa Inês. O que voces acham? Sou de Maceió, Alagoas. Pode entrar em contato via WhatsApp. Abraço

Resposta do Portal Cursos CPT
30 de out de 2019Olá, Andersson
Como vai?
Como é bom ver pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos!
O CPT disponibiliza na área em questão vários cursos na área de criação de ovinos.
Acesse o link https://www.cpt.com.br/cursos-ovinos e conheça melhor nossas opções de capacitação.
Uma de nossas consultoras entrará em contato com você para lhe passar maiores detalhes sobre os assuntos abordados no curso.
Atenciosamente,
Erika Lopes

Luciane Rheinheimer
16 de out de 2019Gostaria de fazer os cursos, já crio ovinos para consumo, mas gostaria de me aperfeiçoar, raça, pastagem, qualidade da carne é bem estar animal, cortes de carne que o mercado exige, e sabor da carne. Para uma criação diferenciada.

Resposta do Portal Cursos CPT
17 de out de 2019Olá, Luciane
Tudo bem?
Como é bom ver pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos!
O CPT disponibiliza na área em questão vários cursos na área de criação de ovinos.
Acesse o link https://www.cpt.com.br/cursos-ovinos e conheça melhor nossas opções de capacitação.
Atenciosamente,
Erika Lopes

rodrigo de souza amador
16 de mai de 2019Bom dia, Qual melhor raca para carne aqui no sul? Quero mais informações sobre a criação de ovinos.

Resposta do Portal Cursos CPT
16 de mai de 2019Olá Rodrigo de Souza,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos em relação aos cursos que serão fundamentais para o seu sucesso com a criação de ovinos.
Em relação as raças para criação na região sul você poderá optar por algumas das listadas abaixo:
Suffolk, Hampshire Down, Ile de France, Texel, Poll Dorset, Santa Inês, Morada Nova e Bergamácia.
Atenciosamente,
Victor Sampaio

rodrigo
18 de mar de 2019estou querendo iniciar na criação de ovelhas na região sul e gostaria de receber mais informações se possivel obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT
19 de mar de 2019Olá, Rodrigo!
Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Estamos cadastrando seu nedereço de email para que passe a receber nosso Boletim Informativo.
Atenciosamente,
Lorena Tolomelli

Rilma
12 de mar de 2018Preciso saber qual a melhor raça para corte a ser criada na região centro-oeste.

Resposta do Portal Cursos CPT
12 de mar de 2018Olá Rilma,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. As seguintes raças podem ser criadas: Dorper; Ile de france; Lacaune; Merino Australiano; Morada Nova; Santa Inês; Somalis brasileira.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Vanessa Villanova
17 de fev de 2018Gostaria de receber atualizações sobre ovinocultura

Resposta do Portal Cursos CPT
19 de fev de 2018Olá Vanessa,
Conforme solicitado cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo sobre ovinocultura.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Francisco Dias Nogueira
28 de jan de 2018investir no conhecimento profissional sobre o manejo da criação é importantíssimo mas, a demanda de ovinos, ou seja, dos produtos oferecidos pelos ovinos na região sudeste do Brasil não são ainda um mercado atraente financeiramente.

Emanoel Nilo camara
24 de jan de 2018Eu e meu genro temos um planejamento de começar uma criação de ovinos da raça Santa Inês, aqui no assentamento ponta do mel município de Areia Branca, distante da orla marítima há 1,5 km. Porém gostaria de opiniões sobre a referida raça nessa região e outras coisa importantes que possam nos passar sobre o assunto.

Resposta do Portal Cursos CPT
24 de jan de 2018Olá Emanoel,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nós, possuímos uma séria de conteúdo voltados para a criação de ovinos, para conhecê-los clique aqui. Também, para mais informações sobre ovinos cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo sobre ovinocultura.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Francisco Dias Nogueira
25 de jan de 2017Gostaria de saber se o CPT oferece cursos ou treinamentos práticos em inseminação artificial de ovinos, itinerantes em colaboração com instituições de ensino e extensão rural, pesquisas e empresas estatais (EPAMIG, EMBRA, EMATER,ETC.) e qual seria a programação (se existe) para o Estado de Minas Gerais. atenciosamente Francisco Dias Nogueira

Resposta do Portal Cursos CPT
23 de fev de 2017Olá Francisco,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso a Distância Inseminação Artifical em Ovinos Convencional e em Tempo Fixo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Marcio de Oliveira
28 de nov de 2016Boa Tarde. Estou iniciando com um propriedade, e estou interessado em crias a raça Suffolk. Gostaria de saber se é compatível com a região que estou, Lages, sc.

Resposta do Portal Cursos CPT
29 de nov de 2016Olá Márcio,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. A raça Suffolk, esta presente em diferentes ambientes, o que prova sua grande capacidade de adaptação e sobrevivência, em condições adversas de clima e de pastagens e mantendo sempre seu grande ganho de peso e sua ótima carcaça com grande produção de carne.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos