WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como fazer tosquia profissional em ovelhas

A tosquia profissional em ovelhas garante ao ovinocultor bons lucros com a comercialização da lã

Como fazer tosquia profissional em ovelhas

“Os principais objetivos de tosquiar ovelhas concentram-se em garantir o bem-estar e a higiene dos ovinos, além de obter lucros com a comercialização da lã. A tosquia profissional, em uma única ovelha, produz até 4,5 quilos de lã. Dependendo da raça do ovino, a lã produzida se transforma em um fio de excelente padrão de qualidade, com alto valor comercial”, enfatiza Edson Ramos de Siqueira, Doutor em zootecnia e professor do Curso CPT a Distância e Online Criação de Ovinos para Produção de Lã.

Escolha da tosquiadeira elétrica


Para que a tosquia da ovelha se torne mais prática, simples e segura, o ovinocultor deve escolher uma tosquiadeira elétrica de qualidade. Alguns ovinocultores tradicionais ainda usam as tesouras tosquiadeiras, mas a maioria prefere o equipamento elétrico. Este é constituído de cabo, pente e cortador. Recomendam-se tosquiadeiras com o maior número de dentes no pente, para um corte mais rente, que aproveita o máximo de lã. No mercado, há modelos de tosquiadeiras, que custam entre R$550 e R$1200.

Avaliação das ovelhas


Avaliar as ovelhas lanadas do rebanho é um passo importante, para facilitar todo o processo de tosquia. Principalmente porque cada ovino apresenta uma característica específica. No plantel, há ovelhas gordas, magras, com duas ou quatro tetas, enfim, é fundamental selecionar as ovelhas, antes de começar a tosquiá-las, para evitar maiores riscos. Glândulas sebáceas de ovelhas saudáveis, por exemplo, produzem cera mais fina, o que favorece o deslizar das lâminas da tosquiadeira. Já ovelhas doentes produzem cera espessa, o que dificulta a tosquia.

Confinamento das ovelhas


As ovelhas selecionadas para a tosquia devem ser confinadas em uma área cercada. Recomenda-se a separação do rebanho da seguinte forma: lote de cordeiros, lote de carneiros, lote de ovelhas e lote de novilhos. Alguns ovinocultores têm o costume de separar os animais do rebanho por raça ou categoria animal. Independentemente da forma como os ovinos serão confinados, é indispensável não alimentar os ovinos lanados 24 horas antes de dar início ao procedimento de tosquia.

Dicas para tosquia profissional


1. O responsável por fazer a tosquia deve apresentar habilidade manual, experiência e segurança para um bom desempenho ao tosquiar as ovelhas. Os movimentos devem ser firmes, longos e ritmados, para que a tosquiadeira elétrica deslize facilmente no couro da ovelha. Dessa forma, haverá o máximo aproveitamento da lã e o mínimo de riscos para a ovelha e para o responsável pela tosquia.

2. A experiência do profissional da tosquia é determinante para evitar cortes secundários na lã. Quando o responsável pela tarefa não apresenta prática, geralmente os cortes são realizados de forma inadequada, deixando sobras de lã. Estas são impróprias para a comercialização, pois seus fios tornam-se frágeis e tendentes a rompimentos. O ideal é tosquiar em um único movimento, para manter a qualidade da lã e evitar perdas.

3. Se o profissional da tosquia for destro, a mão direita segura a tosquiadeira elétrica, enquanto a esquerda estica o couro da ovelha. Dessa forma, o aparelho deslizará mais facilmente sobre o couto do animal, com o máximo aproveitamento da lã, em um único movimento. A recomendação vale tanto para ovelhas com lã grossa como ovelhas com lã fina, cuja pele é mais enrugada.

Quer saber mais sobre o curso? Dê play no vídeo abaixo:

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Criação de Ovinos.

Leia o artigo "Razões para fazer tosquia em ovelhas."

Fonte: pt.wikihow.com

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!