Cada estilo de aprendizagem preferida por quem aprende corresponde a um estilo de ensino. Para cada forma de perceber, receber, organizar, processar e compreender uma informação, transformando-a em conhecimento, existe um conjunto de características correspondentes de ensinar. Quem ensina, de fato, define, apresenta, organiza, ajuda no processamento e na compreensão de uma informação em seu próprio estilo na hora de ensiná-lo, em uma relação direta com a forma como aprende.
Uma pessoa cujo estilo da recepção da informação seja verbal tenderá a ensinar nesse estilo. Por outro lado, para um aprendiz com um determinado estilo de aprendizagem, em uma dada dimensão, os melhores resultados serão obtidos se o ensino for feito no estilo correspondente. A relação é direta, de tal forma que os melhores resultados de aprendizagem são obtidos quando se usa o estilo correspondente de ensinar.
Na tabela abaixo são apresentados os estilos de ensino correspondentes a cada estilo de aprendizagem preferido. Vejamos:
Podemos perceber que, na dimensão da percepção, para alunos sensoriais, o conteúdo deverá ser apresentado de forma mais concreta, enquanto, para os intuitivos, o conteúdo deverá ser mais abstrato. Isso quer dizer que, em uma aula sobre um dado conteúdo, para atender aos dois estilos de aprendizagem, o professor deveria fazer uma abordagem tanto de forma concreta como abstrata.
Já, na dimensão do processo de recepção da informação, no sistema cognitivo do aluno, para os alunos visuais, a informação deverá ser apresentada de forma mais visual. Para os alunos de estilo verbal, entretanto, o estilo correspondente, e de melhores resultados, é aquele em que a informação é apresentada verbalmente. Isso significa que, em uma aula, um conteúdo deve ser apresentado tanto verbalmente como visualmente.
Na dimensão da organização, para os indutivos, o conteúdo deve ser organizado de forma indutiva, ou seja, o estilo de ensino correspondente é aquele que vai dos dados específicos para uma visão geral dos dados. Já para os dedutivos, a organização do conteúdo será o inverso dos princípios gerais para os dados mais específicos. Melhor rendimento em termos de aprendizagem será obtido em uma aula se as duas formas de organizar o conteúdo forem contempladas.
Na dimensão do processamento das informações, o estilo correspondente diz respeito à participação dos alunos. Para os ativos, o professor deve preparar uma aula mais participativa, ao mesmo tempo em que trabalha o conteúdo para os alunos de estilo reflexivo de forma que eles também possam processar as informações de forma mais passiva.
Por fim, na dimensão de estilos da compreensão, merece atenção a perspectiva como o conteúdo é trabalhado. Para os alunos sequenciais, o estilo de ensino também deve ser sequencial. Para os alunos globais, a perspectiva do trabalho com o conteúdo deve ser também global.
É sempre bom lembrar que a identificação dos estilos de aprendizagem simplesmente indica tendências que podem ser fortes ou fracas em qualquer indivíduo. Além disso, as pessoas podem exibir características de diversos estilos em graus diferentes.
Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Metodologia de Ensino, elaborados pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, entre eles o Curso Estratégias de Ensino – Parte 1 – Estilos de Aprendizagem.
Por Andréa Oliveira.
Acesse os links abaixo e conheça mais sobre os estilos de ensino e aprendizagem correspondente:
Saiba mais sobre os estilos de aprendizagem
Saiba identificar os estilos de aprendizagem dos alunos
Consequências do desencontro entre estilos de aprendizagem e estilos de ensino
Obtenha bons resultados com uma abordagem equilibrada de ensino
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.