Ensino individual - O ensino centrado no aluno

O ideal é utilizar o ensino centrado no aluno com atenção, para que os resultados sejam os melhores possíveis, no menor tempo possível

O ideal é utilizar o ensino centrado no aluno com atenção, para que os resultados sejam os melhores possíveis, no menor tempo possível

Instrução centrada no estudante é uma abordagem ampla de ensino que inclui substituir aulas expositivas por aprendizagem ativa, responsabilizando os estudantes por sua própria aprendizagem e usando a aprendizagem em ritmo pessoal e, ou aprendizagem cooperativa (em grupo). Outra mameira de centrar o nosso ensino no estudante inclui passar problemas abertos e do tipo que requer raciocínio criativo e crítico, exercício de redação reflexivos, envolvendo os estudantes em simulações e desempenho de papéis. Quando usada apropriadamente, essa abordagem incrementa a motivação para aprender, a retenção de conhecimento, a profundidade do entendimento e a apreciação pelo que está sendo ensinado.

Quando confrontamos com a necessidade de assumir maior responsabilidade pela própria aprendizagem, estudantes poderão alegar que estão pagando para serem ensinados e não para ensinar a si mesmos. Após começarem a participar, em aprendizagem cooperativa, alguns podem reclamar alto e amargamente sobre colegas de equipe que não estão fazendo sua parte, ou por terem de gastar muito tempo para explicar tudo a colegas mais lentos. Por outro lado, bons professores de aulas expositivas podem se sentir acanhados, quando começam a usar métodos centrados no estudante, além disto, as suas avaliações de fim de disciplina poderão inicialmente piorar. É tentador para professores desistirem em face a tudo isso e, infelizmente, muitos o fazem.

A instrução centrada nos estudantes poderá impor curvas de aprendizagem íngremes para todos os envolvidos. O professor se sentindo acanhado e os estudantes sentindo-se hostis representam fenômenos comuns e naturais. A chave é compreender como o processo funciona, tomar algumas precauções para suavizar a jornada e aguentar os inevitáveis reveses até surgirem as recompensas.

Estudantes tradicionais em uma turma não tradicional  


Estudantes forçados a assumirem maior responsabilidade por sua própria aprendizagem passam por alguns ou todos os passos que psicólogos associam a trauma e pesar:

1) Choque;
2) Negação;
3) Forte emoção;
4) Resistência e retraimento;
5) Luta e exploração;
6 )Retorno da confiança;
7) Integração e sucesso.

Do mesmo modo que algumas passam pelo processo de pesar mais rapidamente que potras, alguns estudantes se adaptam imediatamente a qualquer método que você usar; enquanto outros podem experimentar dificuldades, passando pelos passos negativos (3 e 4). O ponto importante é que a resistência que você encontrar por parte de alguns estudantes é parte natural da jornada da dependência até a autonomia intelectual. Se você fornecer estrutura e orientação suficiente, pelo fim do semestre, a maior parte dos alunos estará rendendo satisfatoriamente e aceitando responsabilidade pela própria aprendizagem.

Saiba mais sobre a Metodologia de ensino individual, acessando os seguintes tópicos:

Ensino individual – Processo de aprendizagem

Ensino individual  - Fatores que influenciam a individualidade do processo de aprendizagem

Ensino individual – Características das atividades de ensino individualizado

Ensino individual – Autonomia em sala de aula


Saiba mais informações, acessando o Curso Metodologia de Ensino Individual

Por: Paula Tibúrcio

Cursos Relacionados

Curso Uso da Informática na Educação - Fundamental e Médio Curso Uso da Informática na Educação - Fundamental e Médio

Com Prof.ª Daphne Velihovetchi e Prof.ª Finkla Velih...

R$ 412,00 à vista ou em até 12x de R$ 34,33 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Avaliação do Aluno no Processo Educacional - Fundamental e Médio Curso Avaliação do Aluno no Processo Educacional - Fundamental e Médio

Com Prof.ª Rozimar Ferreira

R$ 412,00 à vista ou em até 12x de R$ 34,33 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Como se Tornar um Professor de Sucesso Curso Como se Tornar um Professor de Sucesso

Com Prof. Marcelo Henrique de Mello

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Ética - Tema Transversal - Fundamental I Curso Ética - Tema Transversal - Fundamental I

Com Prof.ª Maria Cortes

R$ 412,00 à vista ou em até 12x de R$ 34,33 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Metodologia de Ensino Aplicada a Grupos Curso Metodologia de Ensino Aplicada a Grupos

Com Prof. Dr. Per Christian

R$ 412,00 à vista ou em até 12x de R$ 34,33 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Metodologia de Ensino Individual Curso Metodologia de Ensino Individual

Com Prof. Dr. Per Christian

R$ 412,00 à vista ou em até 12x de R$ 34,33 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Outros artigos relacionados à área Metodologia de Ensino

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade