Ao aumentar a autonomia de cada aluno em relação ao próprio aprendizado, o professor faz com que ele se sinta mais valorizado e, por isso, mais motivado
O ensino centrado no aluno é uma estratégia de trabalho em que substituímos parte das tradicionais aulas expositivas, por uma aprendizagem mais ativa, mesclando estratégias e metodologias, nas quais procuramos responsabilizar mais os estudantes por sua própria aprendizagem, além de adequarmos o processo ao estilo e ao ritmo pessoal de cada indivíduo.
No caso específico das metodologias individualizadas, as atividades são feitas, boa parte das vezes, fora da sala de aula, como atividades extraclasse. Na sala de aula, o professor oferecerá as bases para as atividades individuais a serem desenvolvidas, orientando e supervisionando o estudo, atendendo dúvidas, fazendo o fechamento do conteúdo estudado e avaliando.
As atividades desenvolvidas com base nessa metodologia são propostas de forma que o professor passe à turma, dependendo da disciplina leciona, problemas abertos que demandam raciocínio criativo e crítico ou exercícios de redação mais reflexivos. A atividade deve ser pensada para envolver os estudantes em simulações, nas quais eles desempenhem papéis ativos que simulem a própria realidade, quando da solução de problemas. Ao contextualizar o conteúdo, o professor estará tornando a situação mais concreta, mais palpável, o que é fator essencial ao aprendizado.
Ao mesmo tempo, ao aumentar a autonomia de cada aluno em relação ao próprio aprendizado, o professor faz com que ele se sinta mais valorizado e, por isso, mais motivado.
Considere que todas as metodologias de ensino individualizado devem ser postas em prática, considerando-se os princípios do ensino individualizado e as estratégias de ensino centrado no aluno. E embora esses princípios e estratégias possam, inicialmente, parecer complexos, se utilizados com tranquilidade e introduzidos pouco a pouco, acabam se incorporando à rotina de trabalho do professor ao longo do tempo. Com isso, as atividades que seguem esses princípios também se tornam rotineiras, tornando-se parte das metodologias de trabalho que o professor usa normalmente com suas turmas, aumentando muito o rendimento de seu trabalho.
Saiba mais sobre a Metodologia de ensino individual, acessando os seguintes tópicos:
Ensino Individual – Processo de Aprendizagem
Ensino Individual – Fatores que influenciam a individualidade do processo de aprendizagem
Ensino individual – O ensino centrado no aluno
Ensino individual – Autonomia em sala de aula
Saiba mais informações, acessando o Curso Metodologia de Ensino Individual
Por: Paula Tibúrcio
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Comentários
Selma Andretta
18 de nov. de 2015Bom dia, eu adquiri algumas coleções quando era diretora de uma escola de Educação Infantil. Hoje estou mais em consultoria e gostaria muito de adquirir duas coleções sobre metodologia, mas com esse valor fica um pouco difícil. Gostaria de saber se haveria a possibilidade de algum desconto para pessoa física. Att., Selma
Resposta do Portal Cursos CPT
18 de nov. de 2015Olá, Selma!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre os Cursos CPT da área Metodologia de Ensino.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos