WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Veterinário: como são utilizados os analgésicos e antimicrobianos?

Entenda a importância dessas medicações na saúde dos animais de estimação


Fabíola Carolina de Almeida, professora do Curso CPT Odontologia de Cães e Gatosexplica que os analgésicos: são medicamentos cujas substâncias são capazes de controlar os processos dolorosos, sendo amplamente utilizados no contexto cirúrgico, tanto na medicina humana quanto na medicina veterinária.


No âmbito da odontologia, os analgésicos auxiliam os animais a voltarem a se alimentar e se hidratar, já que muitos param de comer devido à dor causada por lesões na cavidade oral.


A dor pode ser classificada como aguda ou crônica, nociceptiva ou neuropática.


A dor aguda é aquela sentida no momento da lesão ou trauma e que permanece até a cura, podendo causar diversos efeitos fisiológicos no organismo, dependendo do sistema afetado. De acordo com os efeitos e comportamentos observados, existem algumas escalas que ajudam a classificar a intensidade da dor do paciente.


Contudo, o médico veterinário deve considerar que algumas espécies são mais resistentes que outras e não demonstram a real intensidade do que estão sentindo. Assim, é sempre importante considerar o histórico do animal e o que o tutor tem a relatar sobre seu comportamento natural/personalidade para avaliar o caso.


Analgesia multimodal e preemptiva:


A analgesia multimodal é o controle da dor por meio de diferentes fármacos; já a analgesia preemptiva funciona preventivamente, geralmente realizada antes do procedimento cirúrgico. Dentre os medicamentos utilizados para esse fim, temos:


1) Opioides.

Exercem seus efeitos analgésicos e colaterais por meio da ação em receptores opioides diferentes (mu, delta e kappa), e a analgesia produzida é benéfica para todos os pacientes cirúrgicos. Seu efeito depende da dose, dispositivo e via de administração, além da espécie, sendo indicado para o tratamento de dor moderada a intensa. São administrados em pacientes urgentes ou críticos e amplamente utilizados no contexto pericirúrgico. A recomendação geral de combinações analgésicas, incluindo as drogas adjuvantes em qualquer um desses casos, caso necessário, é:


Para dor leve (grau 1): analgésico AINE.

Para dor moderada (grau 2): opioides fracos + analgésico AINE.

Para dor intensa (grau 3): opioides fortes + analgésicos AINE.

Para dor refratária a farmacoterapia (grau 4): procedimentos intervencionista + opioides fortes + analgésicos AINE.


Contraindicações e efeitos adversos dos opioides:


Inapetência, agitação, obstipação, hipotermia e hipertermia (geralmente após a administração de hidromorfona em gatos). Doses excessivas (com risco de êmese, disforia, náusea e bradicardia).

A depressão respiratória é um efeito adverso grave, revertido imediatamente com a administração cuidadosa de naloxona que causa:

1. Liberação de histamina (morfina e petidina).

2. Incontinência/retenção urinária.


Antimicrobianos:

Essa categoria de medicamentos, representada principalmente pelos antibióticos, é utilizada de forma profilática ou terapêutica em casos de processos infecciosos.


São compostos naturais ou sintéticos com ação bactericida ou bacteriostática, que, por meio da inibição da replicação do material genético ou desestabilização da parede celular, inibem o crescimento bacteriano.


Tratamento:

Os antimicrobianos podem ser de uso local ou sistêmico e nunca devem ser utilizados como única terapia para a doença periodontal, uma vez que a remoção dos cálculos é absolutamente necessária.


Os principais antimicrobianos profiláticos de uso veterinário são:

• Cefazolina (cefalosporina de primeira geração).

• Cefuroxima (cefalosporina de segunda geração).

• Amoxicilina/clavulanato.

Para combater bactérias gram-positivas, o primeiro antibiótico de escolha é a penicilina e, em seguida, a doxiciclina. No caso de bactérias gram-negativas, a clindamicina é indicada. Contra Bacteroides sp., as possibilidades incluem metronidazol, penicilinas, esperamicina ou eritromicina.


 Veterinário: como são utilizados os analgésicos e antimicrobianos?

 Quer se destacar na área veterinária? Não perca tempo!

A chave para o sucesso está na capacitação profissional! Descubra tudo que o Curso CPT Odontologia de Cães e Gatos tem a te oferecer.

✔️ Conteúdos específicos e atualizados.

✔️ Orientações práticas e técnicas fundamentais.

✔️ Caminho certo para o sucesso profissional.

Não espere mais! Invista em você e alcance o sucesso profissional!

Conheça agora os Cursos na Área de Medicina Veterinária.
Por: Thiago de Faria

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?