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Prof.ª Dr.ª Alessandra Sayegh Arreguy Silva

Médica Veterinária, especialista em Clínica e Cirurgia em Pequenos Animais. A Profª. Alessandra possui MBA em Gestão de Negócios pela UNIVIÇOSA e é Mestra em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Suas principais áreas de atuação estão relacionadas ao Pet Business além de realizar a clínica médica de pequenos animais e ministrar aulas nas áreas de semiologia, laboratório clínico, radiologia, patologia geral e imunologia.

Prof.ª M.ª Ludmila Souza Fernandes

Bacharel em Medicina Veterinária pela Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde - UNIVIÇOSA e Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Ludmila é professora de Fisiologia Animal, Produção e Doença de Equinos, Genética e Evolução, Semiologia Veterinária e Deontologia e Ética Profissional.

Prof. M.e Luís Eugênio Franklin Augusto

Médico Veterinário formado pela Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (FACISA), o Prof. Luís Eugênio é Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Com expertise em Anestesiologia Veterinária, Farmacologia Veterinária e Bioquímica, ele se destaca como professor universitário com vasta experiência prática.

Prof. Leonardo Milagres Tassara de Pádua

Bacharel em Medicina Veterinária pela Faculdade de Ciências e Tecnologia de Viçosa - Univiçosa. Pós-graduação em Anestesiologia Veterinária. Principais áreas: anestesia intravenosa, inalatória, local e regional, ventilação artificial, técnicas anestésicas em pequenos e grandes animais.

Prof.ª Dr.ª Magna Coroa Lima

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal da Bahia, a Prof.ª Magna é Doutora em Medicina Veterinária Pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Zootecnia por esta mesma instituição. Sua principal área de atuação é Medicina Veterinária preventiva, com destaque em Microbiologia, diagnóstico microbiológico, técnicas moleculares, resistência antimicrobiana, doenças bacterianas e doenças dos caprinos e ovinos.

Prof. Dr. Adriano França da Cunha

Possui graduação em Medicina Veterinária (2008), mestrado (2010) e doutorado (2015) em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, é professor das disciplinas "Inspeção de Leite e Derivados", "Inspeção de Carne e Derivados" e "Bioquímica" do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Viçosa (Univiçosa). Atua na área de Ciência Animal, com ênfase em Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal.

Veja o que você vai aprender
e se tornar um expert

Módulo 01
Histórico do Uso de Animais para Fins de Ensino e Pesquisa Científica
  • 1.1. Conceitos iniciais
  • 1.2. Seres humanos como modelo experimental
  • 1.3. Legislação pertinente aos animais
  • 1.4. Ética na utilização de vertebrados e invertebrados em ensino e pesquisa
Módulo 02
Fundamentos Básicos de Ética e Bioética, Dignidade Animal e Princípio dos 3Rs
  • 2.1. Conceituação de ética e bioética
  • 2.2. Capacidade de sofrer e dignidade animal
  • 2.3. Direito dos animais e bem-estar animal
  • 2.4. Princípio dos 3 Rs e considerações finais
Módulo 03
Noções Básicas de Delineamento Experimental e a Importância do Cálculo do Tamanho Amostral
  • 3.1. Implicações da definição do tamanho amostral
  • 3.2. Planejamento e tamanho amostral
  • 3.3. Considerações anteriores à proposição de projetos
  • 3.4. Possibilidades de justificativa do tamanho amostral: embasamento na literatura e cálculo
  • 3.5. Processo de amostragem
  • 3.6. Ferramentas úteis e equações para variáveis quantitativas e qualitativas
  • 3.7. Outros parâmetros e os princípios da experimentação animal
Módulo 04
Legislação Nacional Referente ao Uso de Animais em Ensino e Pesquisa Científica
  • 4.1. Criação do CONCEA e restrição do uso de animais em ensino e pesquisa
  • 4.2. Criação das CEUAs e suas atribuições
  • 4.3. Eutanásia, destinação de animais utilizados em ensino e pesquisa e outras disposições
  • 4.4. Obrigações dos órgãos de amparo e fomento à pesquisa e outras disposições
Módulo 05
Definição, Significado e Importância dos Métodos Alternativos ao Uso de Animais em Ensino e Pesquisa Científica
  • 5.1. Definição de métodos alternativos
  • 5.2. Vantagens do uso de métodos alternativos
  • 5.3. Métodos alternativos na pesquisa: sensibilização cutânea e ocular e detecção de pirogênios
  • 5.4. Métodos alternativos na pesquisa: testes de toxicidade, letalidade e segurança
  • 5.5. Métodos alternativos no ensino
Módulo 06
Definição de Bem-estar Animal e seus Indicadores
  • 6.1. Interferência humana na vida animal
  • 6.2. Definição e escala do bem-estar animal
  • 6.3. Etograma e classificação dos comportamentos animais
  • 6.4. Comportamentos sociais, não sociais e reprodutivos
  • 6.5. Avaliação do bem-estar animal e estereotipias
  • 6.6. Exemplos práticos de avaliação do bem-estar animal
  • 6.7. Outros fatores e indicações importantes na avaliação do bem-estar animal
  • 6.8. Exemplos de ferramentas de avaliação do bem-estar animal
Módulo 07
Definições, Critérios e Desafios na Escolha do Modelo Animal
  • 7.1. Modelo animal
  • 7.2. A escolha do modelo animal
  • 7.3. Vantagens e desvantagens do uso de animais silvestres, domésticos e de laboratório como modelo animal
Módulo 08
Definição, Reconhecimento, Medidas Preventivas e Monitoramento de Dor, Estresse e Sofrimento
  • 8.1. Definição e parâmetros para avaliação da dor em animais
  • 8.2. Escalas de reconhecimento e avaliação da dor em animais
  • 8.3. Utilização do site Animal Pain (Unesp-Botucatu)
  • 8.4. Definição e classificação do estresse
  • 8.5. Situações causadoras de estresse emocional e reconhecimento do estresse em animais
  • 8.6. Reflexões sobre sofrimento animal
Módulo 09
Noções Básicas de Anestesia e Analgesia no Uso de Animais para Atividades de Ensino e Pesquisa
  • 9.1. Definição de anestesia e abordagem do paciente
  • 9.2. Principais fármacos utilizados em protocolos anestésicos
  • 9.3. Tipos de anestesia, estágios e planos anestésicos e monitoração
  • 9.4. Equipamentos de oxigenação e anestesia inalatória
  • 9.5. Anestesia dissociativa e anestesia intravenosa total
  • 9.6. Equipamentos de monitoração anestésica
  • 9.7. Preenchimento de ficha anestésica
  • 9.8. Definição, tipos e sinais da dor em animais
Módulo 10
Noções Básicas de Enriquecimento Ambiental
  • 10.1. Conceito e exemplos de enriquecimento ambiental
  • 10.2. Vantagens e tipos de enriquecimento ambiental
  • 10.3. Enriquecimento ambiental alimentar
  • 10.4. Enriquecimento ambiental físico
  • 10.5. Enriquecimento ambiental social e cognitivo
  • 10.6. Enriquecimento ambiental sensorial
  • 10.7. Enriquecimento ambiental em animais de produção e de zoológico
  • 10.8. Familiarização, condicionamento e individualidade animal no enriquecimento ambiental
Módulo 11
Noções Básicas de Biologia e Comportamento do Modelo Animal
  • 11.1. Espécies utilizadas na experimentação animal
  • 11.2. Biologia dos roedores
  • 11.3. Comportamento do modelo animal
  • 11.4. Habitação, alimentação e manejo
Módulo 12
Noções Básicas de Estrutura Física e Ambiente de Criação, Manutenção e Utilização de Animais para Atividades de Ensino e Pesquisa Científica
  • 12.1. Aspectos gerais de instalações animais
  • 12.2. Requerimentos básicos, procedimentos e biossegurança em instalações animais
  • 12.3. Cuidados básicos em instalações para suínos
  • 12.4. Cuidados básicos em instalações para aves
  • 12.5. Cuidados básicos em instalações para grandes ruminantes
  • 12.6. Cuidados básicos em instalações para pequenos ruminantes
  • 12.7. Cuidados básicos em instalações para equinos
Módulo 13
Técnicas Humanitárias para Manipulação, Contenção, Transporte e Procedimentos Experimentais Utilizando de Animais para Atividades de Ensino e Pesquisa Científica
  • 13.1. Técnicas humanitárias de transporte e armazenamento de animais
  • 13.2. Manipulação e contenção de camundongos e roedores
  • 13.3. Procedimentos experimentais em camundongos e ratos: vias de aplicação de medicamentos
  • 13.4. Procedimentos experimentais em camundongos e ratos: coleta de sangue
Módulo 14
Pontos Finais Humanitários
  • 14.1. Ponto final humanitário: introdução
  • 14.2. Bem-estar animal
  • 14.3. Ponto final humanitário: conceito
  • 14.4. Ponto final humanitário: comportamento animal
  • 14.5. Ponto final humanitário: avaliação do bem-estar animal
  • 14.6. Ponto final humanitário: registros comportamentais do animal
  • 14.7. Determinação do ponto final humanitário
Módulo 15
Eutanásia
  • 15.1. Legislação
  • 15.2. Conceitos e indicações
  • 15.3. Bem-estar animal
  • 15.4. Impactos psicológicos
  • 15.5. Eutanásia em asinino
  • 15.6. Eutanásia em bovino
Módulo 16
Noções Básicas de Biossegurança em Instalações Animais
  • 16.1. Manutenção de animais com distintos padrões sanitários
  • 16.2. Barreiras sanitárias
  • 16.3. Controle sanitário
  • 16.4. Monitoramento sanitário no ambiente de biotério
  • 16.5. Principais patógenos em animais de laboratório
Módulo 17
Significado e Importância do Padrão Sanitário e Genético dos Animais Utilizados em Atividades Ensino e Pesquisa Científica: Roedores e Logomorfos
  • 17.1. Padrão genético
  • 17.2. Padrão sanitário
  • 17.3. Como escolher o modelo a ser utilizado?
  • 17.4. Manejo geral de roedores e lagomorfos

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Depoimentos

  • Suzana C De Araujo JABOATAO DOS GUARARAPES - PE

    Além do conhecimento, também aprimoramento daquilo que desejo exercer como profissional. obrigado!

  • Antonio Martinho Martins Vieira RIO DE JANEIRO - RJ

    Gostei muito da didática da professora e do passo a passo de cada uma das técnicas apresentadas e desenvolvidas.

  • Luis Antonio da Silva PRAIA GRANDE - SP

    Parabéns aos organizadores do curso; Parabéns ao pessoal do marketing e telemarketing; Parabéns à empresa e parabéns à professora que ministrou o curso: nota dez. Ótima didática, ótima metodologia e excelente profissionalismo.

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