WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

O Veterinário e o Estratégia de Saúde da Família. Qual a relação?

O da ESF visa identificar “problemas de saúde” e criar um plano de intervenção e acompanhamento de ações


Desde 1997, a Organização Mundial de Saúde afirma que equipes de trabalho de saúde pública precisam de médicos veterinários para ser de qualidade. A Estratégia de Saúde da Família (ESF) é uma ação do SUS que visa dar suporte para a atenção básica, que é a porta de entrada do serviço de saúde e, se bem conduzida é capaz de dar solução a mais de 80% dos problemas corriqueiros de saúde de uma comunidade.

"Inicialmente, o médico veterinário não fazia parte das equipes multiprofissionais da estratégia da saúde da família, sendo integrado apenas a partir de 2011, esclarece Marcelo Dias da Silva, professor do Curso CPT Saúde Pública e Animal.

O trabalho da ESF se desenvolve como um processo que visa identificar “problemas de saúde” em sua área de responsabilidade, fazer um levantamento das tecnologias disponíveis e apropriadas, assim como criar um plano de intervenção e acompanhamento de ações implementadas por meio de planejamento conjunto.

O Veterinário e o Estratégia de Saúde da Família. Qual a relação?


Dentre essas ações, destacam-se:


- Vigilância ambiental e a vigilância epidemiológica, cujas ações imediatas dos médicos veterinários, dentre muitas outras ações, está em combater vetores e prevenção e combate a zoonoses.

- Vigilância sanitária, âmbito em que o médico veterinário orienta sobre o consumo, aquisição e conservação de produtos de origem animal.

- Educação e saúde, em que o médico veterinário age em escolas e grupos comunitários levando noções de higiene e prevenção, combate a vetores, informações sobre os cuidados com animais de estimação para o combate a zoonoses, ação diante de animais de risco, como morcegos, entre outros.

- Investigações, agindo na prevenção ao abandono e maus tratos animais, supervisão dos bons hábitos higiênico-sanitários, sobretudo, em relação ao convívio com animais e casos de acumuladores de animais.

Como médico veterinário, compreender os sistemas de saúde pública é fundamental para uma prática profissional bem-sucedida. O Curso CPT Saúde Pública e Animal oferece uma oportunidade única de elevar seus conhecimentos nesta área. Não perca a oportunidade de se tornar um profissional de destaque e fazer a diferença na saúde dos animais e da comunidade.


Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?