
O fisiatra deve fazer um exame clínico detalhado em todos os animais que chegam à clínica de fisioterapia. O exame clínico geral deve ser feito mesmo em pacientes que chegam com o diagnóstico fechado ou que já passaram por cirurgia. Durante o exame clínico geral é necessário avaliar o(a):
• Pele
• Batimentos cardíacos
• Movimentos respiratórios
• Peso
• Linfonodos
• Abdômen
"Na fisioterapia, são candidatos à reabilitação animais com problemas ortopédicos, neurológicos e corpóreos", explica Ana Carolina Silva Faria, professora do Curso CPT Fisioterapia e Reabilitação Animal.
Animais com problemas neurológicos, tais como hérnias de disco ou fraturas vertebrais são passíveis de perder o movimento dos membros pélvicos e torácicos. Esses pacientes podem ou não passar por cirurgias, mas é sempre necessário fazer o tratamento por meio da fisioterapia e reabilitação para que retomem a postura e os movimentos naturais.
Animais com problemas ortopédicos, como fraturas, a fisioterapia e a reabilitação são indicadas para que o paciente não sofra enrijecimento e degenerações articulares.
Os animais com problemas de obesidade, por sua vez, necessitam de atenção especial, já que há risco de sobrecarga articular durante a execução de exercícios. É necessário fazer o acompanhamento de peso do paciente e trabalhar juntamente com profissionais da área de nutrição para promover o emagrecimento dos animais.
Observe como deve ser feito o acompanhamento dos pacientes em períodos específicos diante da necessidade de cirurgia e em pacientes aos quais a cirurgia ainda não foi indicada:
• Pré-operatório: nesse período, o fisioterapeuta deve trabalhar a condição corpórea do animal para que possa receber a cirurgia, atentando para a ocorrência de fraturas, consolidações ósseas, inflamações e buscando fortalecer a musculatura do paciente.
• Transoperatório: corresponde ao período logo após a cirurgia. Nesse curto intervalo de tempo, o tratamento pode ocorrer ainda no bloco cirúrgico por meio de crioterapia, massagens e tratamentos para a dor.
• Pós-operatório: período que se inicia no dia seguinte após a cirurgia. Podem ser trabalhados choques para dor (TENS), crioterapia para evitar edemas ou inflamações exuberantes que atrapalham o pós- operatório dos pacientes.
• Tratamento conservador: ocorre em pacientes não submetidos à cirurgia, mas que são indicados para a fisioterapia e reabilitação com o objetivo de estabilizar quadros clínicos e evitar a ocorrência de inflamações exuberantes ou dor aguda.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Gostou do assunto? Leia a(s) matéria(s) abaixo:
O uso da termoterapia na fisioterapia e reabilitação animal
Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.