WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Quais alimentos nutricionais compõem a dieta do bovino de corte?

A alimentação consiste em alimentos volumosos e concentrados, cada um contribuindo com seus nutrientes específicos

 

Quais alimentos nutricionais compõem a dieta do bovino de corte?

Os alimentos volumosos apresentam um índice de fibra bruta acima de 18%, enquanto os concentrados têm um índice de fibra bruta abaixo de 18%. Os concentrados podem ser divididos em concentrados proteicos, que possuem mais de 20% de proteína bruta, e concentrados energéticos, explica a Prof.ª Dr.ª Taiane Martins, do Curso CPT Nutrição e Alimentação de Bovinos de Corte.


A partir disso, é evidente que é viável oferecer aos bovinos uma dieta com uma maior proporção de grãos, uma vez que tanto o volumoso quanto o concentrado fornecem energia ao animal e substrato para a atividade sintética da microbiota ruminal. A única ressalva diz respeito à transição de uma dieta volumosa para concentrada, sendo fundamental considerar sempre o bem-estar animal.


Alimentos volumosos.

O fornecimento de volumoso na dieta de bovinos de corte varia de acordo com o sistema de produção, seja a pasto ou em confinamento.


Em se tratando de confinamento, a escolha do volumoso é feita seguindo os critérios de custo e de planejamento (operacional), sendo que a maioria dos confinamentos brasileiros utilizam no máximo 2 tipos de volumosos. Portanto é importante conhecer as características nutricionais de cada tipo de volumoso para que a decisão seja acertada.


Alimentos concentrado.

Os alimentos concentrados são aqueles que vão fazer o animal ganhar peso, potencializando seu desenvolvimento.


Sendo assim, deve-se selecionar o concentrado adequado para recria e terminação.


Na fase de recria, é recomendável dar preferência aos concentrados com maior teor de proteína na dieta total. Pode-se utilizar uma maior proporção de alimentos considerados proteicos, aqueles com teor acima de 20% de proteína em sua composição, como farelo de soja, ureia, DDG, caroço de algodão, entre outros.


Na fase de terminação, é aconselhável dar preferência aos concentrados energéticos com maior teor de energia na dieta total. Pode-se utilizar uma maior proporção de alimentos considerados energéticos, que têm uma composição predominantemente de carboidratos e um teor de proteína abaixo de 20% em sua composição, tais como milho, farelo de trigo, polpa cítrica, entre outros.


Além disso, ao calcular a ração, é fundamental considerar o núcleo mineral, o qual varia em composição para cada categoria animal.


O concentrado pode ser preparado na própria propriedade ou ser adquirido pronto. No caso da produção própria, é viavel ter uma infraestrutura específica, incluindo maquinário e espaço adequado, que permita o armazenamento e a manipulação dos ingredientes de forma a preservar sua qualidade.


Composição nutricional dos principais alimentos.

O valor nutricional dos ingredientes utilizados na composição da alimentação de bovinos de corte é determinado através de análises laboratoriais ou, como método mais prático, pelo uso de softwares. Esses programas contêm bancos de dados com informações já registradas. Atualmente, o principal banco de armazenamento desses dados é o site CQBAL 4.0.


Utilização de ureia na alimentação de bovinos de corte.

O uso da ureia na alimentação de bovinos de corte é comum, mas requer precauções devido ao risco de intoxicação. A conversão de nitrogênio em proteína bruta ocorre no rúmen, onde a amônia resultante deve ser equilibrada na dieta. A ureia, um Nitrogênio Não Proteico (NNP), fornece proteína bruta, permitindo redução de custos na dieta, mas o excesso pode levar à intoxicação. Recomendações incluem limitar a ureia na dieta, fornecer junto com fontes de enxofre, e misturar uniformemente na ração para garantir segurança e eficácia.


A capacitação profissional em criação de gado de corte torna-se um pilar de sucesso, proporcionando conhecimentos abrangentes, atuais e confiáveis sobre todas as técnicas necessárias para alcançar o sucesso. O curso CPT Nutrição e Alimentação de Bovinos de Corte é a melhor opção para quem busca acesso a conteúdos específicos e atualizados, orientações práticas e técnicas fundamentais para atingir o sucesso profissional. Invista em você. Invista em conhecimento


Gostou dessa matéria? Descubra tudo o que o Curso CPT tem a oferecer!        Assista ao vídeo abaixo!


Conheça agora os Cursos na Área de Medicina Veterinária.
Por: Thiago de Faria

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!