
No cenário atual, a ovinocultura voltada para a produção de leite está em alta, deixando para trás a era em que a criação de ovelhas se limitava à exploração de lã e à carne. O mercado leiteiro ovino está expandindo muito rápido, trazendo consigo uma ampla variedade de produtos como queijos e iogurtes de alta qualidade. O leite ovino tornou-se a nova aposta desse setor em crescimento.
Com o objetivo de fortalecer ainda mais esse segmento promissor, os criadores dos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais se uniram para formar a Associação Brasileira de Ovinocultura de Leite. Essa associação visa organizar os produtores para alcançar melhorias genéticas por meio de cruzamento de raças e seleção de animais puros.
A produção de leite de ovelha é uma atividade significativa, e a união da cadeia produtiva só tende a fortalecer ainda mais esse setor em expansão.
Segundo Luis Fonseca Matos, especialista em Inseminação Artificial em Ovinos e responsável pelo Curso CPT, a raça bergamácia se destaca como uma das mais reconhecidas no mundo quando se trata de produção leiteira. Embora a produção seja menor em comparação com as cabras, as ovelhas proporcionam um leite com teor mais elevado de gordura e proteína.
Essa distinção torna o leite ovino ideal para a fabricação de queijos finos, como o famoso roquefort, além de iogurtes e outros alimentos lácteos de alta qualidade. A demanda por esses produtos está em constante crescimento, refletindo uma oportunidade de negócio promissora para aqueles que desejam investir na pecuária.
Aos empreendedores e pecuaristas em busca de oportunidades lucrativas, a ovinocultura leiteira se apresenta, portanto, como uma escolha inteligente e vantajosa. Não perca tempo e aproveite essa tendência de mercado em pleno crescimento.
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da Área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.