WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Plantio direto

Cultivo voltado para a preservação do solo

 

 A implantação do sistema de plantio direto representa a solução definitiva para o problema da erosão intensa

O Brasil é um país de grande potencial agrícola já que as condições climáticas, hidrológicas e topográficas, normalmente permitem a exploração agrícola em quase todas as regiões. A demanda por produtos agrícolas, cresce a cada ano em virtude do aumento da população. Este fato tem levado a uma intensificação no uso do solo que, aos poucos, vai sendo degradado por conta da ação dos implementos que são utilizados, principalmente nas operações de preparo.

Quando uma área é cultivada intensivamente, como acontece na maioria das vezes, dependendo do tipo de preparo adotado, o problema de desestruturação do solo poderá se agravar. As chuvas ou irrigações promovem o arraste das partículas do solo levando com elas os nutrientes e tornando o solo mais pobre, processo que é conhecido como erosão.

Os danos causados pela erosão podem se estender desde a sua fazenda até áreas mais distantes. Por isso, é muito importante dar atenção às técnicas de conservação do solo, principalmente nas áreas de exploração agrícola. A implantação do sistema de plantio direto, associada à construção de terraços em áreas inclinadas, representa a solução definitiva para o problema da erosão intensa nas áreas de exploração agrícola.

Vantagens do plantio direto

A grande vantagem do plantio direto é a conservação do solo. Como as sementes são colocadas em pequenas fendas de, no máximo dez centímetros de profundidade, a matéria orgânica e a estrutura do solo ficam preservadas. Sendo assim, a utilização da camada protetora, seja de mato ou de palha, sobre o solo, é a peça principal para se alcançar, conjuntamente, uma boa produtividade e manter o solo sob boas condições para os próximos plantios.

Controle de erosão: a cobertura de matéria seca sobre o solo funciona como um amortecedor do impacto das gotas d’água da chuva ou irrigação sobre o solo, não permitindo desta forma a desagregação de suas partículas, de forma que sua estrutura não seja danificada por esse impacto.

Redução da evaporação da água do solo: a cobertura da superfície do solo reduz a evaporação fazendo com que o solo permaneça úmido por períodos mais prolongados. Com isso, na época de estiagem as plantas terão mais água disponível.

Boas condições de temperatura: a camada protetora atenua a temperatura do solo favorecendo a fixação do nitrogênio pelas plantas pequenas. Acelera o crescimento da planta principalmente na fase de germinação, diminui a velocidade de decomposição da camada de matéria orgânica superficial, cria um ambiente no solo propício para o desenvolvimento de minhocas, larvas e outras faunas do solo.

Controle de plantas invasoras: muitas espécies de plantas invasoras têm a germinação atrasada por causa da cobertura sobre o solo. Esta cobertura funciona como isolante de luz, não permitindo que as sementes das plantas invasoras recebam luz na quantidade necessária para germinarem em tempo de concorrer com a cultura.

Controle de nutrientes: cobertura morta atua também como agente controlador de nutrientes disponíveis no solo, visando a economia de nutrientes do sistema, funcionado como um local onde se reserva estes nutrientes, para serem liberados de forma gradual e nas quantidades que são facilmente absorvidas pelas raízes das plantas.

Antes de iniciar a implantação do plantio direto, o agricultor deve procurar ajuda de um técnico no assunto, pois o sistema apresenta situações específicas em que a solução requer experiências anteriores. Pois, embora, à primeira vista, a implantação do sistema de plantio direto pareça não oferecer nenhuma distinção de uma região para outra, vale ressaltar que sua implantação deve ser feita mediante a observação de características climáticas e o tipo do solo.

Para auxiliar o produtor rural que tem interesse em realizar o plantio direto em suas propriedades, o CPT – Centro de Produções Técnicas elaborou o Curso Plantio Direto. Neste curso o produtor receberá informações que ajudarão no plantio direto no mato e na palha, além de auxiliar no manejo dos mesmos. O coordenador do curso, Afonso Peche, ressalta que desde o seu surgimento no Brasil, o sistema de plantio direto vem se expandindo e trazendo bons resultados na conservação de solos.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

carla juliana maciel

29 de out. de 2018

Olá, gostaria que me informasse o ano de publicação de https://www.cpt.com.br/cursos-mecanizacao-agricultura/artigos/plantio-direto PLANTIO DIRETO. É de muita relevância em um trabalho que ele seja apresentado!

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de out. de 2018

Olá Carla,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

A data de publicação é 27/09/2011.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?